Extensionistas do curso de Medicina do Núcleo de Atividade Física para a terceira idade (Nuti) da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) produzem vídeos de conscientização para os alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) sobre as campanhas Fevereiro Roxo e Laranja de prevenção e combate a doenças como lúpus, fibromialgia, Alzheimer e leucemia.
Fevereiro Roxo e Laranja são campanhas de conscientização promovida para incentivar o diagnóstico precoce. O propósito é permitir que os pacientes tenham uma maior qualidade de vida mesmo convivendo com alguma dessas condições.
Os vídeos mensais explicam desde a etiologia até o tratamento das doenças. A iniciativa é uma maneira de associar o que os alunos do Nuti/Unati estão vendo no dia a dia, na televisão ou mídias sociais e aprenderem mais sobre as doenças. Além de agregar mais conhecimento, é uma forma de sanar dúvidas e evitar disseminação de informações errôneas provenientes das redes sociais ou sites.
“A campanha do Fevereiro Roxo foi criada em 2014. Seu lema é: ‘se não houver cura, que ao menos haja conforto’, aludindo à importância de proporcionar bem-estar aos portadores de doenças crônicas. Lúpus, leucemia, fibromialgia e a doença de Alzheimer são três condições bem diferentes entre si, mas apresentam um ponto em comum, não têm cura”, explica a aluna Joana Clara Oliveira Macedo Lima.
Com isso, os alunos do Nuti/Unati têm a oportunidade de se informarem melhor sobre as doenças. Além disso, eles aproveitam o momento para tirar dúvidas e compartilhar experiências, como o caso da aluna Maria de Fátima Pereira Barbosa, do Nuti/Unati, que relatou que pessoas próximas a ela tiveram as doenças, por isso ela se previne fazendo exames de rotina, alimentação saudável , atividades físicas e procurando ter uma vida tranquila e saudável.
Assista um dos vídeos:
Doenças
A doença de Alzheimer é neurodegenerativa e progressiva. Os principais sintomas são: a falta de coerência na fala e a perda da memória recente. A capacidade de atenção, aprendizado e convívio social ficam seriamente afetadas. Entretanto, é possível fazer um tratamento terapêutico e medicamentoso para retardar os efeitos mais graves, principalmente quando a detecção ocorre ainda no estágio inicial.
A Fibromialgia é uma doença cujos principais sintomas são: dor generalizada de evolução crônica envolvendo articulações e músculos, fadiga e sintomas cognitivos como a falta de concentração e atenção.
O Lúpus Eritematoso Sistêmico é uma doença autoimune que pode afetar articulações, pele, rins, células sanguíneas, cérebro, coração e pulmões. Os sintomas variam, mas podem incluir: fadiga, dores nas articulações, manchas na pele e febre.
A leucemia é um tipo de câncer que ocorre na formação das células sanguíneas, dificultando a capacidade do organismo de combater infecções. Tem como principal característica o acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais.