O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) recebe dirigentes e técnicos do Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão, Pernambuco, Alagoas e outros estados para o treinamento para fiscalização de fios e cabos elétricos usados na construção civil, que será realizado nos dias 18, 19 e 20 de fevereiro, no auditório 3 da Fiepi, em Teresina,
Segundo o diretor do Imepi, Maycon Danilo, o Piauí é protagonista na fiscalização de algumas áreas específicas. “Temos a oportunidade de colaborar com outros estados e vamos realizar esse treinamento aqui”, diz, enfatizando que o Estado tem um laboratório para fiscalização de cabos e fios usados na construção civil.
Maycon Danilo diz que, conforme levantamento e estudo, há prejuízo de mais de R$ 3 milhões por mês com a venda de fios irregulares e sem certificação. “Além de financeiros, os prejuízos são também de saúde, pois o uso de fios fora dos padrões técnicos pode provocar curto-circuitos”, explica.
O Piauí tem indústrias que fabricam os fios e para este treinamento foram convidados empresários e lojistas que comercializam material de construção para abertura do evento, que terá participação da vice-governadora Regina Sousa.