A Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) realizou, nesta quarta-feira (9), uma Plenária Popular. O objetivo foi trocar conhecimentos, experiências e sugestões de aprimoramento para a construção do Plano Estadual de Defesa Civil.

O evento foi realizado no Campus Torquato Neto na Universidade Estadual do Piauí, em Teresina e reuniu representantes dos mais diversos movimentos, como agricultores, ambientalistas, comunidades quilombolas, indígenas, ribeirinhas, Movimento dos Atingidos por Barragens, onde puderam compartilhar suas experiências e fortalecer a construção do novo marco da proteção civil do Piauí.

Segundo a gerente de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil no Piauí, Indira Bezerra, o intuito é coletar informações e compartilhar experiências com aqueles que estão imersos em áreas de riscos. “Estamos dialogando com as comunidades quilombolas, indígenas, movimentos ambientalistas, pois dessa forma poderemos entender os principais riscos inerentes e como a Defesa Civil pode atuar de forma mais assertiva com ações preventivas e de respostas. Além disso, buscamos construir um plano mais articulado, coletando os direcionamentos para as nossas ações de médio a longo prazo”, ressaltou a gerente.

Para a superintendente de Igualdade Racial e Povos Originários da Secretaria Estadual da Assistência Social (Sasc), Assunção Aguiar, a diversidade de pessoas é fundamental para a construção do Plano Estadual. “É muito gratificante participar desse momento. Foi uma manhã riquíssima, onde diversas lideranças puderam dialogar em prol do Plano Estadual. E, pela primeira vez, conseguimos reunir essa diversidade de pessoas. E não ficará só aqui, o intuito é levarmos esses debates para várias outras comunidades”, finaliza Assunção.