A Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP-PI) iniciou, nessa quarta-feira (9), a devolução de aparelhos celulares, recuperados durante as ações que visam combater os crimes de roubo, furto e a prática de receptação no Piauí.
Neste momento, somente as pessoas convocadas na lista divulgada pela SSP, que estão relacionadas a ocorrências dos meses de janeiro e fevereiro de 2023, devem comparecer à sede da Secretaria da Segurança para receber o aparelho. Para ter o celular restituído, as vítimas devem apresentar documentos de identificação, boletim de ocorrência, nota fiscal e caixa do aparelho.
De acordo com o superintendente de Operações Integradas da SSP-PI, delegado Matheus Zanatta, a ação é um marco para a segurança pública do Piauí. “Essa ação é resultado de um trabalho integrado entre as forças de segurança do estado, que estão incansavelmente comprometidas em combater este crime e fazer a população entender sobre os riscos e consequências de qualquer tipo de associação com a compra e venda de celulares roubados e furtados”, assegurou o delegado.
Para o secretário da Segurança, Chico Lucas, a ação é uma estratégia de combate aos crimes envolvendo aparelhos roubados. “Estamos tentando fechar o ciclo da criminalidade e impedir a prática do roubo e/ou furto, da revenda do aparelho, e do consumidor que compra esse produto de origem duvidosa. Ao devolvermos os aparelhos aos verdadeiros proprietários, eles passam a mensagem para outras pessoas e também se tornam agentes dessa transformação tão necessária. Seguiremos fortalecendo esse trabalho e mostrando para a sociedade os resultados positivos e benéficos dessas ações, o que já vêm acontecendo”, assegurou Chico Lucas.
As pessoas convocadas podem receber seu aparelho na sede da Secretaria de Segurança Pública, que fica localizada na Rua Walfran Batista, número 91, bairro São Cristóvão, zona leste de Teresina.
As ações de combate aos crimes de furto e roubo de celulares e a prática de receptação no Piauí têm ocorrido por meio da Diretoria de Inteligência Estratégica da SSP-PI, Diretoria de Inteligência da Polícia Civil do Piauí com apoio da Superintendência de Operações Integradas (SOI).