Somente no primeiro semestre de 2023, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) investiu cerca de 400 mil reais em congressos, simpósios, seminários e workshops, por meio do Programa de Apoio à realização de Eventos Científicos. A previsão é que até o final do ano esse valor chegue a R$ 600 mil.

De acordo com o diretor técnico-científico da Fapepi, Pedro Soares, a expectativa é que a partir do ano que vem, mais eventos sejam apoiados pela instituição. “Temos sido bastante exitosos por apoiar, só durante este ano, mais de 40 eventos científicos de grande impacto para a ciência piauiense e brasileira, que supera o número de 34 eventos apoiados durante todo o ano de 2022. Devemos chegar a cerca de 600 mil reais investidos somente em 2023 e pretendemos ampliar esse valor para o próximo ano”, afirmou Pedro Soares.

Um aspecto importante é a diversidade de áreas do conhecimento, territórios de desenvolvimento e de instituições de ensino e pesquisa contempladas.

Além disso, os apoios financeiros concedidos pela Fapepi contribuem para criar um ambiente propício à formação de redes de colaboração científica e desenvolvimento de novos talentos, pois permite que estudantes e jovens pesquisadores apresentem seus trabalhos, aprimorem suas habilidades de comunicação científica e estabeleçam contatos com especialistas de renome em suas áreas de interesse.

Para Mykael Cardoso, coordenador da XI Jornada de Matemática da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que será realizada em setembro deste ano, a parceria com a Fapepi  é fundamental para que o evento ocorra. “O apoio da Fapepi tem sido de suma importância para que a Jornada de Matemática consiga atingir seus objetivos e promover um evento amplo com a participação de pesquisadores renomados de todas as regiões do Brasil. Proporcionando uma experiência valorosa para todos os participantes do evento, com troca de conhecimentos e novas pesquisa na área”, destacou.