Tiveram início, nesta semana, as aulas do programa Entenda Minhas Mãos, uma capacitação permanente voltada para o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) aos servidores estaduais. O objetivo é garantir um atendimento inclusivo às pessoas surdas que procuram ou trabalham nos órgãos públicos do Estado. Essa é uma inciativa da Secretaria de Estado da Administração (Sead), por meio da Escola de Governo, em parceria com a Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e a Universidade Estadual do Piauí (Uespi).
O programa começou a ser executado com a oferta do curso de Libras, formando uma turma de 90 servidores, no modelo híbrido e com carga horária de 120 horas, divididas em teoria e atividades práticas presenciais ou remotas. A grade curricular é voltada à formação linguística, fonologia, bem como os conceitos e terminologias de inclusão. As aulas seguem até o início de dezembro e estão acontecendo na Núcleo de Formação de Servidores Antonino Freire (Nufaf) e no auditório da Sead.
De acordo com o diretor da Escola de Governo, Carlos Alberto, o ensino da linguagem de sinais aos servidores é uma forma de contribuir para eliminar barreiras comunicacionais e de viabilizar o acesso à informação e ao atendimento eficiente a todas as pessoas. “É essencial que na administração pública haja iniciativas como essa, que promovem ações de inclusão. Por isso, este será um programa permanente de capacitação”, informou.
Para a auxiliar administrativa da Sead e participante do curso, Maria Jacobina, as aulas contam com atividades dinâmicas e proveitosas. “As aulas estão ótimas, é um ótimo programa, pois vai me capacitar e proporcionar que eu faça meu trabalho de forma mais eficiente”, declarou a servidora.