Diretores e técnicos de 12 hospitais da gestão estadual participaram, nessa segunda-feira (21), na Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (Divisa), de uma oficina de orientação para elaboração e nivelamento do Plano de Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde (PGRSS). O encontro foi realizado no auditório da Divisa, em Teresina.

A elaboração do plano é importante para estabelecer as condições necessárias para a segregação correta no processo de manejo dos resíduos e proporcionar um tratamento seguro aos resíduos gerados, com foco na proteção dos trabalhadores, preservação da saúde pública e do meio ambiente.

“A maioria desses hospitais já possui o PGRSS, mas esse momento é oportuno para que a gente possa orientar esses serviços, de acordo com a legislação vigente da Anvisa, a RDC nº 222/18, que regulamenta as Boas Práticas de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde”, disse a a diretora da Divisa, Tatiana Chaves.

Inicialmente, a Divisa reuniu para esse encontro, os municípios que compõem os territórios do Vale do Sambito, Vale do Rio Guaribas, Vale do Rio Guaribas, Cocais e Planície Litorânea, mas a programação deste encontro se estenderá para outros territórios.

“Ainda nesta semana, estaremos reunindo os municípios dos territórios da Serra da Capivara, Chapada das Mangabeiras, Tabuleiro do Alto Parnaíba, Vale dos Rios Piauí e Itaueira e Carnaubais para disseminar essas mesmas orientações”, completou Tatiana Chaves.