O Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Portal da Esperança, na zona norte de Teresina, será o primeiro a implantar o projeto Escola Sustentável, proposto pela vice-governadora Regina Sousa. Nessa terça-feira (4), ela visitou o local e conversou com professores e a comunidade sobre a ideia de fazer uma escola-modelo, envolvendo todos na luta pela preservação do meio ambiente com o uso racional da água, da energia, arborização frutífera, horta, sisteminha e coleta seletiva do lixo.
Regina explicou que é preciso que se pense o estado sustentável. “Estou fazendo a minha parte, como vice-governadora, adotando uma escola no Portal da Esperança, que tem espaços imensos e que não são aproveitados. E a gente vai trabalhar a sustentabilidade daquela escola”, disse Sousa. Ela acrescentou que serão envolvidos no projeto os pais e a comunidade vizinha à escola na arborização, implantação de hortas, de jardins, no uso racional de água e energia, contribuindo para a sustentabilidade do planeta. “ Vamos fazer uma escola bonita e sustentável”, afirmou a gestora.
A vice-governadora disse que no projeto é necessário a adesão dos alunos, o envolvimento de todos no trabalho de deixar a escola sustentável. “A ideia é fazer uma unidade modelo e as outras se empolgarem, aderirem ao projeto e a Secretaria da Educação adotar como modelo”, destacou Regina. O lançamento será em março, em um Dia de Cidadania na escola que tem 143 alunos.
A diretora do Ceti, Socorro Magalhães, disse que o projeto é viável e irá fortalecer o trabalho na escola. Ela informou que já havia a ideia de fazer a arborização e uma horta para ajudar na alimentação dos alunos e professores. “O projeto vai melhorar para todos, tanto para o professor que vai desenvolver o trabalho, como a comunidade. Vamos nos reeducar”, ressalta Socorro.
O presidente da Associação dos Moradores do Portal da Esperança, João de Deus Pereira da Silva, elogiou o projeto elaborado pela assessora da Vice-Governadoria Adriana Evangelista que busca a transformação de hábitos melhorando o meio ambiente. Ele contou que vai envolver a comunidade na implantação de hortas nos quintais das casas e também vai colaborar na implementação do projeto no Ceti Portal da Esperança. “ É uma ideia muito boa para a comunidade e a escola”, comenta João de Deus.
No projeto está incluído a implantação do sisteminha, que é composto pelo cultivo de milho, hortaliças, alevinos, cabra, galinhas e compostagem com minhocário. E terá o acompanhamento de um técnico por um ano.