A Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) realizou, na manhã desta quinta-feira, 24, no auditório Santa Dulce dos Pobres, localizado na sede da Secretaria, um treinamento de formação básica de trinta socioeducadores aprovados no teste seletivo e convocados para assumir as funções do cargo nos Centros de Atendimento Socioeducativos.
Os capacitandos assistiram a palestras sobre Direitos Humanos e Socioeducação, Adolescência, Vulnerabilidade Social e Criminalização da Juventude. Também aprenderam sobre as Bases Legais do Atendimento Socioeducativo, nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente e dos princípios e diretrizes do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).
Os socioeducadores ainda tiveram instrução sobre os conceitos e técnicas de segurança utilizadas no atendimento socioeducativo e aprenderam sobre o papel do agente socioeducativo nas unidades de atendimento.
A superintendente de Direitos Humanos da Sasc, Sônia Terra, falou o quanto é importante os novos agentes conhecerem a dinâmica da função que irão exercer e a normativa do sistema socioeducativo, incluindo segurança e direitos humanos. “ É preciso agir com respeito aos direitos humanos, porque os adolescentes estão privados de liberdade por um erro cometido, e já estão pagando por esse erro, mas eles têm direitos que precisam ser assegurados e respeitados”,
Sônia Terra ressaltou ainda a importância de os novos agentes conhecerem o ambiente de trabalho, a gestão da Sasc e toda a complexidade da área de atuação onde estão sendo integrados.
O treinamento termina na sexta-feira, 25, com as atribuições dos agentes socioeducadores que será feita pelos coordenadores das unidades de atendimento.