A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Coordenação de Promoção da Equidade em Saúde, realiza na próxima terça (28) e quarta-feira (29) a capacitação: “Acolhimento e Cuidado Humanizado em Saúde no Ambulatório Trans Makelly Castro”, localizado no Ambulatório Azul do Hospital Getúlio Vargas (HGV). O treinamento acontecerá das 8h30 às 12h30, no Auditório do Hemopi.
A capacitação é voltada para os funcionários do ambulatório e gestores públicos relacionados ao serviço, buscando melhorar a qualidade do atendimento disponibilizado para a população trans no serviço de saúde. O evento é realizado em parceria com a Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) e movimentos sociais.
Os profissionais podem optar em participar do treinamento em qualquer um dos dois dias, pois a mesma programação será trabalhada em cada um deles. Entre os pontos abordados, o cenário demográfico, epidemiológico e nutricional de pessoas trans, construção do protocolo de atendimento para esse público, além da apresentação dos direitos das pessoas trans, relatos de vivência e as expectativas para com o ambulatório.
Filipe Silva, coordenador de equidade da Sesapi, destaca a importância da participação de todos os profissionais que atuam no ambulatório e acrescenta: “Essa capacitação visa melhorar o atendimento e acolhimento da população trans, uma população fragilizada e vulnerabilizada que precisa de um serviço de atendimento específico em saúde. Entre os momentos, também daremos início à criação de um protocolo de atendimento especial para essa população, buscando suprir as necessidades quando chegam ao serviço”, fala o coordenador.