A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) promoveu, nesta quinta-feira (06), na Cadeia Pública de Altos, mais um encontro do projeto “Promovendo a Valorização dos Familiares dos Reeducandos”, com o objetivo de dar assistência emocional aos familiares dos detentos, através de ações como palestras, rodas de conversas e dinâmicas.
No encontro, as famílias assistiram à palestra “A importância da paz para a saúde mental”, ministrada pela psicóloga Karina Melo. Segundo ela, o suporte emocional é de grande importância para essas pessoas. “O objetivo é explicar como elas podem desenvolver e buscar a saúde mental, através de técnicas simples, de acordo com a realidade de cada pessoa. Por estarem vivendo essa situação, as famílias necessitam de uma estrutura emocional equilibrada para dar suporte aos detentos”, diz.
A psicóloga do presídio e uma das realizadoras do projeto, Osmarielly Façanha, conta que a ação busca acolher e ouvir as necessidades, medos e angústias das famílias. “É um momento diferente, em que promovemos a participação afetiva dos familiares, por meio do apoio multiprofissional da nossa equipe. As famílias gostam muito”, afirma.
Para Leide Cristina, esposa de um interno da unidade prisional, os familiares se sentem acolhidos. “Estamos sendo bem recebidos com esses projetos e nos sentimos acolhidos, não apenas como visitantes, mas como pessoas que precisam de apoio”, conclui.