O governador Rafael Fonteles voltou a destacar a necessidade de criação do marco regulatório para produção do hidrogênio verde no Brasil. Nessa quinta-feira (31), em discurso na solenidade de lançamento do Novo PAC, em Teresina, o gestor ressaltou ao presidente Lula, ministros e demais autoridades presentes, que a regulação é fundamental para assegurar investimentos nesta área, possibilitando ao Brasil a condição de brigar pela liderança no setor em âmbito mundial.
“Embora a transição do petróleo e do gás para o hidrogênio e as baterias ainda demorar alguns anos, as decisões de investimentos estão sendo agora. Não podemos perder investimentos para Austrália, Chile e para países do Oriente Médio”, considerou Fonteles.
A abundância de ventos, incidência solar, as grandes reservas de águas doce e salgada, conferem ao Brasil uma condição privilegiada para produção de energias renováveis e do hidrogênio verde. O investimento no chamado “combustível do futuro” ainda capacita o país para o processo de transição energética em evolução no mundo.
Desde o início do governo, Rafael Fonteles tem visitado potenciais investidores em países da Europa e América do Norte, apresentando as condições favoráveis do Piauí para o hidrogênio verde. A definição das regras, no entanto, é um dos pontos básicos avaliados pelos investidores antes de tomarem a decisão para onde vão direcionar seus recursos.
O governador apelou a Lula e aos ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Fazenda, Fernando Hadad, que cuida do Plano de Transformação Ecológica, pela regulamentação do hidrogênio verde ainda este ano. “As condições melhores, presidente Lula, estão aqui no nordeste brasileiro. É o grande trunfo que temos para fazer uma industrialização de verdade” finalizou o gestor.
O presidente Lula se manifestou sobre o tema. Ele falou do resgate da credibilidade do Brasil em âmbito mundial para se apresentar como um ambiente seguro para investimentos no setor. “Queremos juntos apresentar uma proposta no encontro que vai ter nos Emirados Árabes, para que a gente possa mostrar o que pode ser feito de investimento neste país, já que estamos falando em transição energética” pontuou Lula.