A delegação do Piauí conquistou cinco medalhas, uma de prata e quatro de bronze nas Paralimpíadas Escolares 2023, realizada em Brasília nos dias 31 de agosto e 1 de setembro. Com o resultado, os atletas piauienses conseguiram a classificação para a etapa nacional em São Paulo que acontece no período de 27 de novembro a 02 de dezembro.

As medalhas do Piauí vieram com os atletas Pedro Lucas, prata no arremesso de peso; Antônio Carlos da Silva, medalha de bronze no salto em distância; Danilo José que conquistou o bronze nos 1500m e João Pedro bronze nos 800m e nos 150m.

Segundo João Neto, chefe da delegação piauiense, o desempenho  da equipe do Piauí composta por doze membros, entre atletas e dirigentes, foi elogiada por outras delegações. “Tivemos uma competição bastante disputada com a perspectiva de conquistar  cinco medalhas. Apesar de ser a nossa primeira participação, tínhamos essa expectativa bem audaciosa. Outras delegações maiores com 60 membros ficaram bastante surpresa com o fato da nossa delegação ser pequena e conquistar esse resultado. Saímos com a sensação de dever cumprido”, comemorou João.

A secretária dos Esportes do Governo do Estado do Piauí, Josiene Campelo, ressaltou que o esporte paralímpico, além de aspectos relacionados à saúde, ao incentivo e à revelação de novos atletas, têm forte cunho social. “E diante disso, possui especial caráter estratégico na nossa gestão. O esporte é inclusão, e, por isso, fizemos questão de promover o esporte paralímpico, que pela primeira vez participou dos Jogos Escolares Piauienses, e com o maior número de atletas já enviados para as Paralimpíadas Escolares”, disse Josiene.

Danilo José, medalhista de bronze, falou do orgulho pela conquista e apesar das dores nas costas, conseguiu fazer a prova num bom ritmo. “Foi uma prova muito importante para mim, fui representar um grupo de amigos que me apresentaram esse esporte e me apoiaram. O sonho de todo atleta é estar na pista e eu consegui chegar até aqui”, ressaltou Danilo.

Ranilson Gonçalves, coordenador de Desporto Escolar e o atleta Danilo José.

Além dos cinco medalhistas, todos os atletas que alcançaram os índices necessários para classificação, também estarão na etapa nacional dos Jogos Paralímpicos Escolares 2023 de São Paulo.

A delegação piauiense teve o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria dos Esportes (Secepi) que contou com a parceria da Federação Estadual das Apaes do Piauí (FEAPAES-PI) e da Secretaria de Educação do Estado(Seduc).

 

Ranilson Gonçalves, coordenador de Desporto Escolar e o atleta Danilo José.