O Ministério da Igualdade Racial, a Secretaria Nacional de Juventude e a Coordenadoria de Juventude do Piauí realizam a Caravana Participativa Juventude Negra Viva, nos dias 4 e 5 de setembro, no auditório do Centro Tecnológico (CT) da Universidade Federal do Piauí, em Teresina. A abertura do evento será nesta segunda-feira(4), às 9h e deve reunir representantes dos órgãos nacionais e do estado.
O objetivo da caravana, que está percorrendo as capitais do país, é reunir movimentos sociais e da juventude para a criação do Plano Juventude Negra Viva, que visa reduzir a letalidade dos jovens negros. O plano será lançado em novembro.
De acordo com o Fórum de Segurança Pública, 77,6% das vítimas de homicídio doloso são pessoas negras. Para Everton Calisto, coordenador da Juventude do Piauí, esse dado não pode ser ignorado. “Estamos apoiando a iniciativa da Secretaria Nacional de Juventude e Ministério da Igualdade Racial porque acreditamos que podemos ouvir, coletivamente, as demandas da população preta e traçar planos para reduzir a taxa de mortalidade dos nossos jovens”, reforçou Calisto.