Protagonismo estudantil e amor pela pátria. Foi com esses sentimentos que cerca de 1.500 estudantes da rede pública estadual de ensino marcharam no tradicional Desfile Cívico Militar que ocorreu, nesta quinta-feira (7), na avenida Marechal Castelo Branco, em Teresina. Ao lado do governador do Piauí, Rafael Fonteles, e demais autoridades, o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, prestigiou o evento que marcou o Dia da Independência do Brasil.
Entre as escolas da Rede Pública Estadual de Ensino que participaram do Desfile Cívico, marcaram presença o Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Martins Napoleão e o CETI Solange Sinimbu Viana Area Leão, representantes da 19ª Gerência Regional de Educação (GRE); o CETI Didácio Silva e Modestina Bezerra, representantes da 21ª GRE; o CETI Antônio Tarcísio, representante da 20ª GRE; e a Unidade Escolar Benjamin Baptista e o Centro de Ensino Médio de Tempo Integral e Profissional Zacarias de Góis – Liceu Piauiense, da 4ª GRE.
Valorização da vida, cultura de paz, respeito aos idosos, luta por equidade racial e inclusão de minorias foram alguns dos temas abordados pelas escolas durante o desfile. “Nossas escolas deram um show na Avenida Marechal Castelo Branco. Destaco o protagonismo dos jovens que trouxeram mensagens importantes para a nossa sociedade. Parabéns aos gestores, professores e alunos”, parabenizou o secretário Washington Bandeira.
A solenidade teve início com o hasteamento das bandeiras do município de Teresina, do Piauí e do Brasil em sintonia com a execução do Hino Nacional. Aproximadamente 30 mil pessoas prestigiaram o evento. Em seu discurso, o governador Rafael Fonteles destacou que este é um momento de reflexão e também de vislumbrar o futuro, buscando novas conquistas.
“Este é um momento de reflexão, de celebrar o nosso país, o que somos e o que conquistamos, mas também de olhar para o futuro em busca de novas conquistas que o povo brasileiro necessita e merece”, disse o líder do Executivo Piauiense.
Após os desfiles das Escolas Municipais e Estaduais, seguiram os desfiles das tropas da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Batalhão de Caçadores, Batalhão de Engenharia de Construção e a Polícia Montada.