A Administração Superior da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) se reuniu, nesta sexta-feira (7), com representantes da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), para debater uma parceria voltada ao desenvolvimento da piscicultura no território Entre Rios. O encontro buscou envolver os projetos de extensão dos docentes e discentes da área de Ciências Agrárias na área de Piscicultura e desenvolvimento territorial e tecnológico. O secretário de Estado da Agricultura Familiar, Hérbert Buenos Aires, aponta que essa parceria agrega as duas instituições, promovendo uma integração entre os órgãos e com a comunidade acadêmica.
“Estamos buscando desenvolver com a Uespi um projeto de piscicultura que visa fazer um trabalho de acompanhamento aos agricultores e produtores de peixes do Território Entre Rios e, a partir disso, expandir essa área no Estado. Iremos tentar, ainda, submeter esse projeto no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico, onde o Banco do Nordeste financia o desenvolvimento tecnológico regional”, conta.
O professor do Centro de Ciências Agrárias, Mérik Rocha, acrescenta que a parceria irá trazer melhoras para o aspecto técnico científico da Uespi. “Essa proposta vai desenvolver a Piscicultura no nosso Estado, bem como incluir e integrar nossos professores e alunos com a área. As duas instituições estão trabalhando em como cada uma pode cooperar para o desenvolvimento dessa área e de outros projetos futuros”, pontua o professor.
Além da comunidade acadêmica, o projeto favorece ainda os produtores e agricultores da região Entre Rios. De acordo com o vice-reitor Evandro Alberto, o objetivo é pôr os professores e alunos em contato com a comunidade. “Buscamos desenvolver projetos de apoio às famílias e aos agricultores e produtores da região. A Secretaria de Agricultura irá entrar com suas ferramentas de tecnologia e desenvolvimento e a Uespi irá entrar com o fornecimento de profissionais para a comunidade”, finaliza o vice-reitor.