A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) lança, nesta quarta-feira (13), por meio da Coordenação de Infecções Sexualmente Transmissíveis, o informe epidemiológico sobre hanseníase, que traz dados atualizados sobre situação epidemiológica da doença dentro do estado do Piauí.

Além da situação epidemiológica, o informe traz ainda uma análise sobre o número de novos casos detectados da doença, e o impacto que o período da pandemia de Covid-19 teve sobre a identificação precoce de novos casos, fator essencial para um tratamento bem sucedido.

O lançamento será realizado a partir das 8h, no Pátio da Sesapi, em alusão à campanha  Setembro Roxo, que celebra o Dia Estadual de Conscientização, Prevenção e Combate à Hanseníase no Piauí, em 12 de setembro. O boletim foi elaborado em parceria com o Centro de Inteligência em Agravos Tropicais Emergentes e Negligenciados (Ciaten).

Eliracema Alves, coordenadora do Programa de Hanseníase da Sesapi, destaca que os dados presentes no informe epidemiológico são importantes, uma vez que mostram a situação real do Piauí em  nível nacional no que diz respeito à hanseníase.

“O informe é uma maneira que nós temos de mostrar para todos como a hanseníase está se comportando dentro do estado, permitindo assim que os órgãos e entidades de saúde possam tomar decisões e traçar estratégias que ajudem na prevenção e combate à doença”, explica Eliracema Alves.