O trabalho em parceria para a reinserção social de internos do sistema penitenciário por meio da educação no Piauí conquistou um reconhecimento especial para a Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Nessa quarta-feira (13), o governador Rafael Fonteles e o secretário de Estado da Justiça, Carlos Augusto, conferiram à Seduc uma homenagem pelas contribuições da pasta na promoção dos direitos humanos e no fortalecimento da cidadania. A solenidade ocorreu no Palácio de Karnak e marcou as comemorações pelos 40 anos da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).
A honraria foi recebida pelo superintendente executivo da Seduc, Rodrigo Torres, que, no ato, representou o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira. Além da Seduc, diversas personalidades e instituições do Piauí que contribuíram ou contribuem para o desenvolvimento do sistema penitenciário local também foram agraciadas com o troféu.
O governador Rafael Fonteles destacou em sua fala a importância da Educação no processo de ressocialização dos detentos. Para ele, a educação e o emprego ajudam a reintegrar essas pessoas à sociedade. “Determinei ao secretário da Justiça que todas as unidades penais do Piauí ofereçam estudo ou trabalho aos detentos, para que a gente consiga, em parte, a ressocialização deles”, disse o gestor.
A parceria entre Sejus e Seduc possibilitou, ao longo dos anos, a inserção de reeducandos das unidades penais do Piauí em instituições de ensino superior por meio do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL), Encceja e Projeto Leitura Livre. Além da oferta de cursos voltados à profissionalização e alfabetização dos internos. Atualmente, 552 reeducandos participam de alguma formação ofertada pelo Governo do Piauí.
“O trabalho conjunto com a Secretaria da Justiça fortalece a execução de programas para a alfabetização, a educação de jovens e adultos e a educação técnica e profissional dentro do sistema prisional. A certificação dos reeducandos para além da remissão da pena favorece a reinserção social deles no mundo do trabalho. Garantir o direito à educação será sempre um de nossos maiores propósitos”, afirma o secretário Washington Bandeira.