Servidores da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi) participaram, nesta quinta-feira (14), do curso “Fiscalização de Contratos Administrativos – uma abordagem prática”. A capacitação foi realizada na Escola Fazendária em parceria com a Controladoria Geral do Estado (CGE) e teve como objetivo melhorar o processo de acompanhamento da execução dos contratos dentro da empresa.
De acordo com a auditora governamental Giovanna Garcia, que ministra o curso, a fiscalização é um importante passo para o funcionamento da administração pública. “A capacitação foi uma provocação da entidade e estamos muito felizes, pois a fiscalização e o acompanhamento da execução do contrato são funções importantes. Então acredito que o curso vai contribuir para melhorar o processo de acompanhamento da execução dos contratos dentro da Etipi”, afirmou.
Durante o curso, foram abordadas a Nova Lei de Licitações n° 14.133 e a Lei n° 13.303, que estabelecem normas gerais de licitação e contratação para as administração pública direta, indireta, autarquias, dentre outras organizações.
Para a coordenadora de gestão e fiscalização de contratos e convênios da Etipi, Vanessa Augusta, a equipe busca dar mais segurança para que os servidores possam realizar a fiscalização da execução contratual. “Estamos engajados nessa questão da fiscalização com mais afinco, deixando com que os nossos colaboradores fiquem mais seguros daquilo que eles estão prestando em relação aos contratos firmados pela nossa casa. Então, agora pela Lei de número 13.303, a gente procura dar mais segurança para que os nossos fiscais possam realizar a fiscalização da execução contratual com mais presteza e a gente procura, com isso, evoluir nessa questão do trabalho, na certeza de que o nosso compromisso com o Estado e com a população seja realmente executado de forma efetiva”, disse a coordenadora.