Com o propósito de oferecer um ambiente escolar adequado e com instalações confortáveis para os estudantes, a Secretaria da Educação (Seduc) tem investido na aquisição de novos aparelhos de ares-condicionados. Nesta semana, já foram recebidos 370 splits de 12 mil btus, que serão instalados nas escolas.
Ainda em setembro, serão recebidos mais 3.172 aparelhos de ares-condicionados, sendo 2.572 unidades com potência de 24 mil btus e outras 600 unidades de 30 mil btus. O valor do investimento com essas aquisições é de, aproximadamente, 14 milhões de reais.
De acordo com o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, a iniciativa faz parte do Programa de Climatização das Escolas da Rede Pública Estadual, que integra um conjunto de ações dentro do Acelera Seduc.
“O nosso compromisso é ofertar aos estudantes da rede estadual as melhores condições para o fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem. Isso passa pela melhoria da infraestrutura e da climatização dos espaços educacionais. Com novos investimentos em estrutura física, somados às diversas ações pedagógicas que estamos promovendo, a ideia é oferecer uma educação de tempo integral moderna e focada nos resultados educacionais”, disse o gestor.
Na terça-feira (12), o secretário da Educação esteve com o presidente do Grupo Equatorial Energia, Hélio Rafael Filho, a fim de pactuar e alinhar estratégias para que o Programa de Climatização das Escolas seja executado de forma eficiente. A Seduc deve contar com o suporte da concessionária de distribuição de energia elétrica no Piauí para construir um cronograma que estabeleça previsão para instalação das subestações, para adaptação das instalações elétricas das escolas e dos aparelhos de ares-condicionados. A lista de escolas contempladas com os splits será divulgada em breve, assim como o calendário de instalação.