Na tarde desta quarta-feira (19), em Brasília, o governador Wellington Dias se reuniu com a diretora executiva da Enel Green Power, Roberta Bonomi, que lhe apresentou os investimentos realizados pela empresa no Brasil e, especialmente, no Piauí, que contemplam das cidades de Ribeira do Piauí, São João do Piauí e de São Gonçalo do Gurguéia.

Participaram da reunião, além da diretora executiva, o diretor de Relações Institucionais, José Nunes Almeida Neto, e o diretor de Gestão e Projetos, Tommaso Quadrini.  Durante audiência, foram apresentadas as medidas adotadas pela empresa sobre a situação de chuvas que, em algumas regiões, estão acima da média.

Segundo o governador, a Enel investe um grande volume de recursos no Piauí e demonstra preocupação e cuidado com questões sociais e ambientais junto à população das cidades onde está instalada. “A região próxima a Gilbués, Barreiras do Piauí entre São Gonçalo do Gurguéia e Corrente, já vinha sofrendo com processo de erosão e, em 2019, a empresa já vinha executando projeto de contenção deste fenômeno e proteção, com uso de barreiras, para fazer reduzir a velocidade da água das chuvas e diminuir este efeito”, exemplificou Dias.

“Fechamos um acordo para desenvolver um trabalho integrado com equipes da Secretaria de Meio Ambiente (Semar) e equipes de outras secretarias estaduais para uma ação permanente e integrada com a comunidade para o município de São Gonçalo do Gurguéia”, acrescentou o chefe do executivo estadual.

O governador afirma que a audiência foi positiva, pois a Enel anunciou mais investimentos para o Estado e um projeto na área de qualificação de trabalhadores, em parceria com o Senai. “Vale lembrar que o pico dos investimentos da empresa chega a 2.300 empregos, com 56% da comunidade local”, afirma Wellington.