A Coordenadoria da Juventude do Estado do Piauí (Cojuv) abriu inscrições para participação na mesa-redonda “Corpo, dor e saúde mental das jovens mulheres: quantos gritos cabem no silêncio?”, que ocorrerá em março. O objetivo é promover um debate sobre a saúde mental das mulheres em alusão ao Dia Internacional da Mulher. As inscrições estarão abertas a partir desta quinta-feira (20) e seguem até o dia 2 de março e somente quem se inscrever até esta data terá certificação. O evento será realizado no auditório do IFPI em Teresina, campus central, no dia 10 de março, a partir das 9h30.

De acordo com a diretoria de Políticas Sociais da Cojuv, Ianara Evangelista, a atividade foi construída a partir das experiências que a equipe da coordenadoria teve durante a execução do projeto Caravana Juventude Ativa. “Observamos que muitas jovens passavam por situações como a automutilação e o suicídio. Além de incluir as jovens nessa atividade, pensamos que também é importante envolver a escola e a sociedade em geral”, disse Evangelista.

O projeto Caravana Juventude Ativa é um conjunto de atividades transdisciplinares que a Cojuv executa em escolas estaduais de ensino médio. Uma destas atividades é o bate-papo sobre Valorização da Vida, uma discussão realizada em escolas de diferentes territórios de desenvolvimento e que serviu de subsídio informacional para a elaboração desta mesa-redonda.

As atividades do projeto Caravana Juventude Ativa trouxeram relatos de experiência das jovens

O debate contará com a mediação da psicóloga Millena Faustino, que atualmente é coordenadora do Núcleo de Valorização da Vida (Nuvvi); da psicóloga Claudete Ricardo, da Casa de Zabelê; e do sociólogo Weriquis Sales, que é mestre em Sociologia e pesquisa gênero, sexualidade, juventudes e educação.

Para participar, é necessário preencher o formulário de inscrição e enviá-lo para a organização da atividade. A inscrição é gratuita.