O governador Wellington Dias participou, nesta segunda-feira (21), da abertura da Campanha Nacional de Combate ao AVC que realiza uma exposição interativa no Centro Integrado de Reabilitação (Ceir). A exposição percorrerá espaços com grande atração de público, como shoppings, universidades, parques e escolas durante 10 dias, entre 21 e 31 de outubro.
“Precisamos destacar a importância da prevenção ao Acidente Vascular Cerebral (AVC). Há coisas que o médico pode fazer por nós, mas pequenos cuidados no dia a dia, como alimentação e exercícios físicos só nós podemos realizar. A estimativa é de que uma em cada quatro pessoas terá AVC na vida, então precisamos mudar essa realidade e isso só é possível com informação”, disse o governador.
Segundo o presidente voluntário da Associação Reabilitar, Benjamim Pessoa Vale, a exposição irá simular vários tipos de sensações de como uma vítima do AVC se sente. “Queremos que a população entenda como o acidente vascular se manifesta. Pretendemos levar essa exposição para as escolas, para as macrorregionais de saúde, numa interatividade entre saúde e educação. Isso é o ponto fundamental para buscar o equilíbrio e, assim, buscarmos um Piauí sem AVC”, afirmou o médico.
A deputada federal Rejane Dias parabenizou a iniciativa que promove a conscientização. “É um evento muito importante para trabalhar essa questão da prevenção e conscientização sobre o AVC, principalmente de que ele pode ser evitado. Quero parabenizar a campanha, a Associação Reabilitar e o Ceir, que tem sido uma referência na reabilitação dos pacientes que sofreram o acidente vascular”, disse a parlamentar.
Tratamento e reabilitação do AVC
O tratamento do AVC é feito nos Centros de Atendimento de Urgência, que são os estabelecimentos hospitalares que desempenham o papel de referência para o atendimento aos pacientes com AVC. Essas unidades de saúde disponibilizam e realizam o procedimento com o uso de trombolítico, conforme Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) específico.
A reabilitação pode ser feita nos Centros Especializados em Reabilitação (Cers). A melhor forma de tratamento, atendimento e reabilitação, que podem contar inclusive com medicamentos, devem ser prescritos por médico profissional e especialista, conforme cada caso.
Programação:
21/10 – Centro Integrado de Reabilitação (Ceir)
Horário: 08h às 17h
08h às 10h – Solenidade de Abertura da Campanha de Combate ao AVC – Exposição Interativa do AVC;
08h às 17h – Exibição da Exposição Interativa do AVC no 3º piso do Ceir;
16h ás 17h – Fechamento da Exposição Interativa do AVC no Ceir com a palestra sobre AVC e fatores de risco ministrada por dr. Irapuá Ricarte;
22 e 23/10 – Exposição interativa no Teresina Shopping;
Horário: 10h às 18h
24 e 25/10 – Exposição interativa no Instituto Federal do Piauí (IFPI);
OBS: o 2º dia no IFPI (25/10) será encerrado com uma palestra sobre AVC para os alunos, professores e funcionários às 18h.OBS: o 2º dia no IFPI (25/10) será encerrado com uma palestra sobre AVC para os alunos, professores e funcionários às 18h.
Horário: 08h ás 18h.
28/10 – Centro Integrado de Reabilitação (Ceir)
Horário: 08h às 17h.
29/10 – Universidade Federal do Piauí – Espaço Rosa dos Ventos;
Horário: 08h às 18h
29/10 – Dia mundial de combate ao AVC: a ponte Estaiada será iluminada de azul em alusão ao dia mundial de combate ao AVC;
Horário: 18h
30/10 – Instituto Dom Barreto;
Horário: 07h às 18h
30/10 – sessão solene na Câmara Municipal de Teresina em alusão ao Dia Mundial de Combate ao AVC;
Horário: 10h
31/10 – Sesc Ilhotas (encerramento);
Horário: 08h ás 17h