Os municípios que fazem parte do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Território de Cocais (Citicocais) estão sendo contemplados com uma máquina perfuratriz, destinada a realizar perfurações de poços para melhorar a demanda de abastecimento de água na região dos Cocais. Foi realizado um sorteio com os 14 municípios que fazem parte do Citicocais para o início do trabalho de perfuração dos poços e a máquina já começou a trabalhar no primeiro poço da primeira cidade: São João do Arraial, em seguida ela irá para São José do Divino.
De acordo com o prefeito da cidade de Porto e presidente do Citicocais, Dó Bacelar, essa conquista irá beneficiar a população dos municípios com 15 a 20 poços em cada. “Essa máquina custou R$ 2.583.000 milhões, foi a emenda do governador Wellington Dias e do deputado (federal) Assis Carvalho. Ela foi adquirida ainda da gestão passada do consórcio e, hoje, começamos a operar com ela em São João do Arraial. Fiz um sorteio para os 14 municípios do Citicocais, vamos fazer em torno de 15 a 20 poços em cada município, dependendo da demanda e dependendo também de cada prefeito, pois ele precisa fornecer os canos e o combustível. Então, isso é muito importante para a população de todos os municípios beneficiados”, enfatizou.
O governador Wellington Dias afirmou que esta é uma solução de garantir o abastecimento a um custo mais baixo. “O consórcio de municípios, com muita competência da solução, prioriza com água para o abastecimento humano e outros usos a um custo bem menor”, disse.
O consórcio, que existe desde 2008 e contempla 14 municípios do território dos Cocais, tem por objetivo reunir os prefeitos para debate de estratégias de desenvolvimento, captação de recursos, economia entre outros. Fazem parte do consórcio os municípios de Porto, Barras, Batalha, Esperantina, Joca Marques, Joaquim Pires, Luzilândia, Matias Olímpio, Morro do Chapéu do Piauí, Madeiro, São José do Divino, Nossa Senhora dos Remédios, São João do Arraial e Campo Largo.