A Defensoria Itinerante realizou, esta semana, atendimento no município de Parnaguá, localizado a 825 km de Teresina. A ação, que integrou mais uma Jornada da Justiça Itinerante, foi coordenada pelo defensor público Eduardo Ferreira Lopes, titular da Defensoria Pública de Corrente.
Durante toda a semana, a equipe da Defensoria Itinerante prestou orientações e atendimentos sobre reconhecimento de paternidade, serviços de retificação de registro civil de nascimento, suprimento de óbito, divórcio consensual, homologação de acordo de pensão alimentícia, restauração de assento de nascimento, reconhecimento e dissolução de união estável, entre outros, considerados ações de natureza consensual. A Instituição é parceira em todas as edições da Jornada Itinerante.
O defensor público Eduardo Lopes diz que é essencial que a Defensoria chegue a todos os municípios do Piauí. “Esse deslocamento da Defensoria Itinerante para os municípios mais distantes da capital é fundamental. Essencial, porque existe uma disparidade entre o Sul e o Norte e é muito necessária a presença da Defensoria no Sul do Estado, onde as pessoas são mais carentes. Parnaguá melhorou muito, mas tem que melhorar mais ainda e, para isso, precisa da atuação da Defensoria em várias áreas, como saúde, idosos, deficientes. Temos que ter mais vezes a atuação da Defensoria naquele município”, afirmou.
O defensor público também destacou o trabalho da equipe da Defensoria Itinerante. “Fiquei muito empolgado com a atuação dos servidores da Defensoria. Vejo a eficiência da Instituição pela presteza e bom atendimento, que são realmente empolgantes. A população também participou efetivamente, recebendo atendimento e sendo esclarecida em muitas dúvidas, especialmente sobre documentação e divórcio”, disse Eduardo Lopes.
Para o diretor da Defensoria Itinerante, defensor público Marcelo Moita Pierot, abranger todo o Estado do Piauí com um atendimento qualificado é uma meta que vem sendo cumprida com determinação. “O Estado do Piauí possui dimensões que desafiam os gestores a tornar mais eficiente o serviço de acesso à Justiça. Mesmo com poucos recursos há uma determinação para que a Defensoria Itinerante vá até onde seja necessário oportunizar às pessoas mais carentes a obter o seu direito, tendo a população prestigiado esse esforço concentrado , de forma que ficamos com a sensação de dever cumprido em poder atender com qualidade e responsabilidade a população mais carente de toda a Região de Parnaguá”, afirmou.