A Defensoria Itinerante realizou 87 atendimentos durante o Gabinete de Segurança Itinerante realizado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública no Bairro Poti Velho, no último dia 29. A ação da Defensoria foi coordenada pelo defensor público Eric Leonardo Pires de Melo. O Gabinete Itinerante visa levar serviços prestados pela Secretaria de Segurança Pública, Polícia Civil, Polícia Militar e Instituições e órgãos parceiros, como a Defensoria Pública do Estado e a Defensoria Pública da União, até as comunidades de Teresina.
A subsecretária de Segurança Pública, Analmeka Cadena, disse que a parceria com a Defensoria é relevante para o Projeto. “É importante porque a gente tem essa filosofia de aproximar os serviços básicos de cidadania, que são prestados de forma pública para a população. Essa é a filosofia desse projeto, para que a população conheça os serviços além de usufruir deles e perceba que estamos buscando desmistificar essa ideia de distância do serviço público da população”.
O secretário de Segurança Pública, Fábio Abreu, também falou sobre a participação da Defensoria. “A Defensoria Pública é importantíssima nesse projeto que desenvolvemos de assistência às pessoas mais humildes. Estamos buscando nos aproximar das pessoas, chegando onde elas moram e a Defensoria atende exatamente esse público que necessita de apoio, atendimento ou orientação. Acredito que a sensação que cada membro da Defensoria tem é de dever cumprido. Agradecemos essa parceria e apoio da Defensoria”, destacou.
L. R., que estava presente à praça do Poti Velho resumiu o sentimento geral sobre o atendimento da Defensoria. “Desburocratiza e facilita o acesso para a população”, destacou.
Para o defensor público Eric Leonardo Melo, a Defensoria Pública voltou a cumprir o seu papel. “Ao participar de eventos como esse, a Defensoria Pública matem viva essa parceria com órgãos da estrutura do Poder Executivo e do Judiciário, cumprindo a meta de ampliar o atendimento de forma descentralizada, garantindo o acesso à Justiça e buscando abranger o maior número de pessoas possível neste ano de 2020”, afirmou.