O secretário de Estado da Assistência, Trabalho e Direitos Humanos, José Santana, participa, nos dias 12 e 13 deste mês, do seminário Direitos Humanos e Políticas Públicas, que será realizado pela Sasc, por meio da Superintendência de Direitos Humanos, em parceria com a Prefeitura de Esperantina. O evento será no auditório do Centro Profissional do município.
A abertura do evento será na quinta-feira (12), às 10h, com a palestra Direitos Humanos e Políticas Públicas: a articulação com a Assistência Social, Saúde, Educação, que será ministrada pela superintendente de Direitos Humanos da Sasc, Janaína Mapurunga.
O seminário faz parte do programa de Formação de Multiplicadores de Direitos Humanos e é direcionado para servidores públicos, profissionais de Cras e Creas, educadores sociais, conselheiros, professores da rede pública, estudantes de graduação, lideranças comunitárias, militantes de movimentos sociais, sindicalistas, agentes das redes de saúde, jovens que participem de grupos políticos, esportivos ou culturais, organizações não governamentais, terceiro setor e outros. As inscrições podem ser realizadas na Secretaria da Assistência Social do Município e o credenciamento será na quinta-feira, de 8h as 9h, no local.
O objetivo principal do seminário é possibilitar uma reflexão sobre Políticas Públicas e Direitos Humanos no Piauí e as estratégias de enfrentamento das múltiplas violências, abrindo debates para temas como Direitos Humanos na atualidade e a execução de políticas públicas, ações e estratégias coletivas de enfrentamento à violência, e a educação em Direitos Humanos, de maneira interdisciplinar e multidimensional sensibilizando profissionais das diversas políticas públicas para o atendimento comprometido com a causa.
“Nós entendemos que os técnicos, estudante e profissionais das mais diversas áreas e movimentos sociais precisam discutir Direitos Humanos, que é o direito à saúde, à educação e todos os demais direitos instituídos que nós temos no âmbito dos direitos sociais e que a população precisa se apropriar dessas informações”, explica Janaína Mapurunga.
A programação do primeiro dia segue com a palestra Direitos Humanos: políticas públicas para a população LGBTQI+, a ser ministrada pela gerente de Enfrentamento à LGBTFobia da Sasc, Joseane Borges, e a mesa-redonda com o tema Direitos Humanos: igualdade racial e respeito religioso, construindo caminhos para o diálogo, que contará com a participação da gerente de Igualdade Racial, Assunção Aguiar, e o gerente de Enfrentamento à Intolerância Religiosa, Flávio Monteiro.
No dia 13 de março será abordado o tema Direitos Humanos e Educação em Direitos Humanos: estudos de casos e experiências práticas, que será apresentado pela gerente de Educação em Direitos Humanos da Sasc, Irayldes Marques Campelo, e pela coordenadora da Educação em Direitos Humanos da Sasc, Claudina Barbosa.
Janaína Mapurunga diz ainda que a proposta da Sasc é que todos os meses sejam realizados seminários, mobilizando os municípios do entorno da cidade sede do evento. Após as palestras, os participantes realizarão o planejamento de atividades coletivas para o ano de 2020.