A Defensoria Pública do Estado do Piauí será parceira no desenvolvimento do Projeto Alvorada, do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Piauí (IFPI) – Campus Teresina Sul, que tem por objetivo a inclusão social e produtiva de pessoas egressas do sistema prisional em Teresina.

Os detalhes da parceria foram discutidos em reunião entre o defensor público geral do estado do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis, e o reitor do IFPI, Paulo Henrique Gomes de Lima, da qual também participaram a subdefensora pública geral, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior; a corregedora-geral da DPE, Ana Patrícia Paes Landim Salha; a diretora da Escola Superior da Defensoria, Andrea Melo de Carvalho, e a diretora de Primeiro Atendimento, Patrícia Ferreira Monte Feitosa. Estiveram presentes a pró-reitora de Extensão do IFPI, Divamélia de Oliveira Bezerra Gomes, e a coordenadora administrativa do instituto, Cléia Oliveira.

Encontro aconteceu no gabinete do Defensor-Geral

O projeto Alvorada consiste na reintegração dos egressos do sistema prisional a partir da capacitação, que possibilite a inserção laboral dos mesmos. A capacitação inicial será desenvolvida com 20 egressos selecionados em conjunto pelo IFPI e Administração Penitenciária da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus). Os alunos serão capacitados na área de vestuário, moda e produção industrial no Campus Teresina Sul, que possui toda a capacidade operacional, com  laboratórios e demandas relacionadas a produção têxtil, inserindo arranjos produtivos locais.

De acordo com o previsto no projeto a participação da Defensoria Pública se dará com idas ao campus para orientações e verificação de possíveis demandas, de competência da instituição, entre os alunos, gerando a partir daí um cronograma para atendimento individualizado, o que poderá ser feito tanto nas dependências da Defensoria como em local a ser definido conjuntamente entre os parceiros. A instituição também dará o suporte necessário no auxílio das demandas dos participantes, acionando a equipe do projeto, quando necessário, para repassar dados pertinentes.

O reitor do IFPI disse ter ficado satisfeito com o resultado do encontro. “Para nós é sempre uma satisfação conversar com a Defensoria Pública, porque sabemos do seu papel e importância e ficamos ainda mais felizes ao saber que os projetos aqui desenvolvidos já casam com a proposta que trouxemos.  Facilita muito o diálogo. É uma parceria muito forte e acreditamos piamente que o Projeto terá sucesso pela receptividade que tivemos e, particularmente, por ser um trabalho já feito pela instituição. Ficamos extremamente satisfeitos com a recepção”, declarou Paulo Henrique Lima.

O defensor público geral destacou a satisfação com o projeto desenvolvido pelo IFPI. “A Defensoria Pública só pode receber com satisfação um projeto como o Alvorada, desenvolvido pelo IFPI, que visa essa ressocialização a partir da capacitação para inclusão no mercado de trabalho dos egressos, oportunizando que encontrem alternativas seguras de inclusão social. Para além do atendimento que possamos prestar, nos colocamos à disposição dentro de todo esse contexto para colaborar com o Instituto Federal. Integrar iniciativas como essa é nosso dever constitucional, que só engrandece as ações que hoje já desenvolvemos nesse sentido, por meio de projetos e atendimentos. A Defensoria Pública está pronta para integrar mais essa boa iniciativa.”, afirmou Erisvaldo Marques.