A política estadual em favor da população de rua foi o tema da conversa entre a vice-governadora Regina Sousa e o bispo de Parnaíba, Dom Juarez Sousa, no último sábado (9), durante visita ao município. O governo vai apoiar o trabalho que a Igreja Católica faz em prol das pessoas em situação de rua em todo o Estado.
Dom Juarez disse que a visita da vice-governadora foi importante e um momento para solicitar apoio para os projetos católicos que cuidam da população de rua e de dependentes químicos. Em Parnaíba, a Igreja Católica mantém a Casa do Bom Pastor, que atende moradores de rua. No município, há cerca de 120 pessoas nessa situação.
O bispo de Parnaíba solicitou à vice-governadora apoio do governo do Estado para conseguir o terreno da Unidade Escolar João Cândido em regime de cessão de uso. O objetivo é fazer uma horta e plantio de milho e feijão para alimentar os acolhidos e também servir de laboterapia. “Fizemos esse pedido e foi negado, mas agora temos a esperança e vamos contar com a sensibilidade da vice-governadora para conseguir o terreno”, declarou o clérigo.
Regina Sousa disse que as visitas aos bispos faz parte de uma iniciativa do governo de discutir questões sociais nos municípios. A vice-governadora destacou que a política estadual em favor da população de rua está bem encaminhada em Teresina e que o objetivo é chegar ao interior, começando por Parnaíba que já tem a Casa Bom Pastor. “Vamos ver como oferecer alimentação e promover a escolaridade e a profissionalização para essas pessoas”, antecipou.
Em Teresina, o governo está apoiando a construção de um Centro de Referência para a População em Situação de Rua que será administrado pela Pastoral do Povo de Rua e está recebendo apoio da sociedade civil.
No último mês de dezembro, Regina Sousa visitou o bispo de São Raimundo Nonato, dom Eduardo Zielski. Ela informou que vai visitar as maiores cidades do estado a fim de saber o número e como está a situação das pessoas que vivem nas ruas destes municípios. “Depois de Parnaíba, vamos a Picos e Floriano,” contou.
Cegonha da Mamãe
Em Parnaíba, Regina Sousa também participou da solenidade de entrega de micro-ônibus para o programa Cegonha da Mamãe, na maternidade do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde. A vice-governadora fez entrega de equipamentos que foram adquiridos com recursos que destinou quando ainda era senadora e visitou a unidade acompanhada do secretário de Estado da Saúde, Florentino Veras e do diretor do HEDA, Manoel Júnior.
“O serviço é uma proteção para a mãe e o bebê e vai evitar que a criança contraia alguma doença ou vírus,” comentou Regina Sousa que foi autora e assinou o decreto que oferece transporte para mães e recém-nascidos que das maternidades para casa. Ela acrescentou que o serviço é muito importante por ajudar a melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano, pois as mortalidades materna e infantil são um dos fatores que pioram esse IDH nos Estados e municípios.