Além de levar internet de qualidade para a administração pública estadual em 98 municípios, a SPE Piauí Conectado vai disponibilizar wi-fi gratuito em praças e espaços públicos para uso da população. É o projeto Piauí Conect, que inicialmente está instalando wi-fi em 18 locais, num total de 21 pontos de conexão. A Praça da Igreja Nossa Senhora de Lourdes, no Bairro Vermelha, na zona sul da capital, é um dos locais contemplados e será palco da solenidade de implantação do serviço, nesta quinta-feira (12), às 11h30, com a presença do governador Wellington Dias.
Para o governador, o Piauí Conectado traz uma mudança muito grande no Piauí. “O projeto coloca o estado em um patamar de modernidade de primeiro mundo”, diz Wellington.
Segundo o diretor de operações da SPE Piauí Conectado, Leonardo Chagas, quase 200 pontos de acesso público (PAPs) serão implantados em todo o estado. A previsão é que até o fim do ano todos os pontos estejam finalizados.
“O Piauí Conect leva para as praças do Piauí internet dedicada, com velocidade estável de 40 mbps, disponível 24 horas para uso da população. Agora, as pessoas contarão com wi-fi grátis em banda larga para ficarem conectadas com eficiência enquanto estiverem no local”, explica do diretor.
A instalação faz parte do projeto Piauí Conectado, que vai implantar 1.500 pontos de internet em 98 municípios do estado, contemplando 85% da população. Todas as cidades que serão contempladas com o projeto terão ao menos uma praça com wi-fi livre. O governador concorda que o benefício é muito grande e comemora a iniciativa firmada com o município, o estado e o Piauí Conectado. “As pessoas terão a possibilidade de se conectar e se comunicar a partir de equipamentos públicos com internet livre, é algo incrível”, enfatiza Leonardo Chagas.
Até o momento foram beneficiados com o Piauí Conect nesta etapa: Parque Potycabana, Zobootânico, Praça do Gari, Praça Emílio Falcão, Praça do Renascença, Praça Parque Vitória, Ponte Juscelino Kubitschek, Praça Nossa Senhora de Lourdes, Praça Sifrônio, Praça do terminal de ônibus do bairro Mario Covas, Praça da Vila Operária, Centro de Artesanato Mestre Dezinho, Praça do Bela Vista, Praça da Bandeira, Praça Pedro II, Praça do Ginásio Mario Covas, Praça Firmina Sobreira e Ponte Estaiada.
Piauí Conectado
No Brasil, o projeto Piauí Conectado é pioneiro, inclusive inspirando outros estados do Nordeste a seguirem a iniciativa, por meio do Nordeste Conectado. Fruto da Parceria Público-Privada (PPP) com o Governo do Estado, o projeto consiste na construção, operação e manutenção de infraestrutura de transporte de dados, voz e imagem para a administração pública e população piauienses.
Além dos serviços de internet que atendem às necessidades da Administração Pública e da população, o projeto também abrange programas de inclusão no mercado de trabalho, ações sociais em escolas públicas estaduais e cursos profissionalizantes para alunos, professores e servidores.
A concessionária faz parte do grupo Globaltask Gestão e Tecnologia, uma empresa de Cuiabá/MT voltada para o desenvolvimento, implantação e suporte profissional de soluções inteligentes de comunicação.