O governador Wellington Dias se reuniu, nesta quarta-feira (11), com o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Frederico, para debater planos de prevenção e ações durante o período chuvoso. O Corpo de Bombeiros mantém equipes em Piripiri, Barras e Esperantina, cidades que estão sofrendo com as águas das chuvas. Além disso, uma equipe do Sistema de Comando de Acidente da corporação realiza, no quartel central, o monitoramento diário de dados sobre as ações realizadas.
De acordo com o chefe do executivo estadual, ações integradas entre governo e órgãos competentes são importantes para que a população possa ser acolhida da melhor forma possível. “Nós estamos tendo um período de chuvas muito intensas nos meses de fevereiro, março e abril com um impacto muito forte em cidades como Piripiri, Teresina, Esperantina, Barras, entre outras. Estamos trabalhando junto com órgãos como a Chesf, CPRM, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e a Secretaria do Meio Ambiente integrados com as prefeituras a fim de apoiar os municípios e, assim, garantir condições de trafegabilidade e apoio aos desabrigados”, explicou.
O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Frederico, explicou que ele mesmo está se deslocando para a região Norte do estado com uma equipe de operação para fazer uma vistoria nas áreas e fazer uma avaliação in loco de como está sendo desenvolvido o trabalho da corporação. Ele destacou que a região Sul do Piauí também está sendo monitorada diariamente e está sendo alvo de atividades de prevenção para que, caso seja necessário, o Corpo de Bombeiros faça a intervenção da maneira mais rápida possível, evitando maiores transtornos e riscos a população.