Esta semana serão realizadas as primeiras Conferências Municipais de Juventude do Piauí. Os municípios de Santa Rosa do Piauí e Oeiras realizam seus eventos nos dias 12 e 13, respectivamente. O debate público trará eixos temáticos de interesse da juventude local, sendo que a meta é elaborar um documento, o Plano Municipal de Juventude, em que conste pelo menos três demandas dos jovens de cada município.

Além da elaboração do plano, as conferências também elegerão os delegados e delegadas que participarão da 4ª Conferência Estadual de Juventude, em Teresina, prevista para julho e organizada pela Coordenadoria da Juventude do Estado do Piauí (Cojuv) e pela Comissão Organizadora Estadual (COE).

As duas conferências serão realizadas em municípios do Vale do Canindé. A de Oeiras tem a especificidade de ser intermunicipal, abrangendo os municípios de Colônia do Piauí e São João da Varjota.

“Esperamos que haja uma certa confluência nas necessidades dessas juventudes por fazerem parte de um mesmo território, mas sabemos que as juventudes são múltiplas. A elaboração destes documentos é muito importante porque, possivelmente, serão utilizados na elaboração do Plano Estadual de Juventude, que é o objetivo principal da Conferência Estadual de Juventude”, disse o coordenador estadual de Juventude, Vicente Gomes.

Estão marcadas ainda  para este mês as etapas municipais em Água Branca, no dia 24, e em Floriano, dos dias 27 a 29.

A Cojuv e a Comissão Organizadora têm a missão de articular conferências em todos os municípios do estado.