Dando prosseguimento às ações da Semana do Consumidor, o Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), da Defensoria Pública do Estado do Piauí, realizou, nessa quinta-feira (12), no auditório da Casa de Núcleos, a palestra “Planejamento Financeiro: Dicas para Sair do Vermelho”, ministrada pela coordenadora do núcleo, defensora pública Ângela Martins Soares Barros, que também é titular da 3ª Defensoria Pública do Consumidor. Estiveram presentes o defensor público geral, Erisvaldo Marques dos Reis, e a subdefensora pública geral, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior.

A palestra teve como público-alvo as pessoas assistidas pela Defensoria Pública, especialmente pelo Nudecon. Segundo Ângela Barros, dados do IBGE apontam que 63 milhões de brasileiros estão inscritos em órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa. “Estamos aproveitando essa oportunidade para levar aos nossos assistidos algum conhecimento sobre o assunto dentro das ações da Semana do Consumidor. Percebemos que a situação de endividamento de muitas pessoas acontece por conta da falta de conhecimento prévio acerca das taxas de juros, por exemplo”, afirmou a coordenadora.

A defensora Ângela Barros reforçou a importância de repassar as orientações. “Muitos dos problemas que chegam ao núcleo são ocasionados por uma falta de planejamento do consumidor em relação as suas finanças. Eles acabam assumindo dívidas maiores do que sua renda é capaz de suportar ou perdendo o controle de compras do dia a dia, de faturas de água e energia elétrica, ou ainda contraem empréstimo para cobrir outro, com taxas bastante elevadas no momento da contratação. Então, entendemos que seria bom ter esse momento de educação financeira, para repassar aos assistidos algumas noções básicas sobre conceitos como juros e orçamento, para que eles possam se planejar financeiramente e manter em dias suas contas pessoais, evitando inclusive atritos familiares, ocasionados pelo descontrole financeiro”, destacou a coordenadora.

Ângela Barros orientou os assistidos

Ângela Barros reconhece que essa é uma mudança gradativa. “Em nossos atendimentos diários sempre repassamos alguma orientação a respeito disso e observamos que eles passam a controlar melhor suas finanças dali para frente. Mas muitos estão em situação de muitas dívidas, com vários bancos, empréstimos consignados ou debitados em conta bancária, que acabam consumindo quase todo o salário. É uma mudança de mentalidade que tem que ser gradual, pois no Brasil não temos uma cultura de educação financeira, ela vem surgindo aos poucos nos últimos anos. As pessoas têm que saber lidar com o dinheiro para que não lhes falte, nem no presente e nem no futuro”, ressaltou a defensora.

A palestra foi bem recebida pelos assistidos. O aposentado Leônidas Alves de Sousa resumiu o sentimento geral. “Achei uma iniciativa muito bem-vinda, para que as pessoas possam se orientar corretamente e chegar a boas conclusões. Só trouxe benefícios.”, disse Sousa.

O defensor público geral destacou o papel do Núcleo do Consumidor no atendimento aos assistidos. “Quero agradecer à dra. Ângela Barros, que realiza um excelente trabalho à frente do Nudecon, que, em 2019, até o mês agosto, já havia atendido a mesma quantidade de pessoas que foram atendidas em todo o ano de 2018. Isso se deve à qualidade e eficiência do serviço prestado à população pelos defensores Alessandro, Luciana e Ângela, servidores e estagiários do Nudecon. E a Defensoria tem realmente esse critério, que é fazer o melhor por cada um que a procura. Obtendo no caso do Núcleo do Consumidor , melhores condições de negociação, como aconteceu agora, dentro da Semana do Consumidor, no balcão realizado com a Equatorial Energia. Esperamos que as pessoas aproveitem bem o conteúdo aqui repassado que, certamente, ajudará a controlar os gastos e contribuirá para melhorar a qualidade de vida de cada um”, afirmou Erisvaldo Marques.