A vice-governadora Regina Sousa cumpriu agenda nessa terça-feira, dia 22, acompanhada da jovem Crislane, 16 anos, estudante, eleita para ser vice-governadora por um dia através do projeto Geração da Plan International Brasil e que faz parte da campanha Meninas Ocupam, realizada no mês de outubro, como parte das atividades do Dia Internacional da Menina, comemorado no dia 11. Ela conheceu um pouco da rotina e do trabalho realizado por Regina Sousa e informou que pretende seguir carreira em Ciências Contábeis.
Crislane acompanhou Regina Sousa na abertura da 14ª Semana do Servidor(a) Estadual, no pátio da Secretaria Estadual da Administração. Evento criado em 2005 pela então secretária estadual da Administração, Regina Sousa, com o objetivo de valorizar o servidor e proporcionar a ele lazer e conhecimento, pois o servidor tem oportunidade de viajar e conhecer pontos turísticos do Estado.
A estudante do segundo ano ensino médio disse gostou da experiência de ser vice-governadora. “ Foi uma experiência muito boa. Aprendi muito, como por exemplo, como administrar, mas não é facil é preciso ter muita responsabilidade.” Crislane agradeceu a acolhida e disse que realizou o sonho de conhecer pessoalmente a vice-governadora Regina Sousa. E informou que não tem pretensão de seguir carreira política e sim em se formar em Ciências Contábeis.
Regina Sousa elogiou o trabalho da Plan International de cuidar das meninas que serão mulheres em pouco tempo. “ Não terão que esperar serem mulheres para poder ir à luta, têm que conhecer logo quais os obstáculos, as dificuldades que as mulheres enfrentam na sociedade.” Ela contou à Crislane que teve uma infância pobre no interior de União, foi quebradeira de coco e que o seu exemplo mostra que é possível chegar aonde quiser, que a mulher pode ocupar espaços públicos. Regina Sousa deu dicas para Crislane: ler muito e lutar pelos seus sonhos.
Segundo Geyse Costa, gerente da Unidade de Programas da Plan International, este ano foram eleitas 23 meninas para ocuparem espaços em órgãos estaduais e municipais e em emissoras de rádio e TV. Ela informou que 18 já ocuparam e até o final do mês as outras estarão assumindo cargos públicos por um dia, incluindo os de governadora e prefeita de Teresina. Geyse Costa explicou que a eleição é feita entre as que participam dos projetos, levando em consideração a participação, a assiduidade e a liderança.
A campanha Meninas Ocupam é desenvolvida pela Plan International, uma organização não governamental que atua na defesa dos direitos das crianças e adolescentes. A gerente explica que o objetivo é dar visibilidade à violência sofrida pelas meninas pelo fato de serem mulheres. “ O objetivo principal é que elas sejam ouvidas, ocupem posição de liderança, de poder.” E acrescentou que é uma forma de motivar e incentivar que essas meninas continuem levando suas vozes em outros espaços, além do ambiente em que é realizado o projeto da Plan International.
No próximo dia 24, é a vez de uma menina ocupar o cargo de governadora por um dia ao lado de Wellington Dias. E nessa quarta, dia 23, uma menina estará no comando da prefeitura de Teresina.