Os órgãos da administração pública estadual do município de Corrente foram contemplados com a rede de internet de qualidade fornecida pelo Piauí Conectado, projeto de Parceria Público-Privado (PPP) com Governo do Estado. Ao todo, a empresa instalou 24 pontos de internet fibra óptica no município, que já estão ativados e prontos para uso.
Entre as instituições contempladas, estão a defensoria pública, a delegacia regional, o hospital regional, o núcleo da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), o núcleo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), além de cinco unidades escolares e outros órgãos.
Para o prefeito da cidade, Gladson Ribeiro, a fibra óptica será de grande importância para o crescimento da cidade e facilitará a comunicação da população, que sofre com problemas recorrentes de acesso à internet. “O déficit de internet na nossa cidade é algo problemático. A implantação é algo muito caro, e o município não tem como arcar com todo o custo. Então, com certeza, contribui para o sistema telefônico, sistema de ensino e educação, saúde e conexões que já estão presentes no nosso município, como o monitoramento de câmeras de segurança. A Piauí Conectado é fantástica, importante para toda a região do Piauí”, declara o gestor.
O diretor-presidente da Piauí Conectado, Emerson Silva, ressalta a prioridade do trabalho no desenvolvimento do Estado. “Buscamos fornecer uma rede de internet de qualidade para os municípios. A conexão transforma de forma singular o dia a dia das pessoas e as relações em todas as esferas sociais. Que consigamos continuar disseminando um serviço eficaz para todos os piauienses, porque acreditamos que o investimento em tecnologia da informação, significa crescimento”, finaliza o administrador.
O contrato de PPP prevê a instalação de 1500 pontos de internet, com velocidade de 30Mbps, em órgãos de atendimento público estadual e praças públicas de 98 municípios do Piauí, o que contemplará 85% da população piauiense. Com isso, pretende-se expandir e melhorar o sistema de comunicação e acesso digital da região, que poderá modernizar sua prestação de serviço público com rede de qualidade.
Sobre Corrente
Extremo sul do Piauí, a cidade de Corrente reflete o nome do rio mais famoso da cidade, Rio Corrente. Com 26 mil habitantes, é caracterizada pela extensa região geográfica, que compreende uma área de 3.051,161 km. A localização abriga pastagens, paredões e riachos, com nascentes reconhecidas em todo o território piauiense, como o Rio Parnaíba, e complexos turísticos, como o Morro do Papagaio, Morro da Espia, Morro Pico, Pedra-Furada e a Serra Dois Irmãos.
O município começou a consolidar-se com a fundação da Igreja Batista de Corrente e a criação de escolas primárias, por influência de elementos de projeção política no cenário nacional, como Joaquim Nogueira Paranaguá e Benjamim Nogueira, que se destacaram nas campanhas abolicionista e republicana do Brasil. O município teve o seu interesse despertado para a instrução e educação logo no princípio e é símbolo da tradição cultural, histórica e social da formação piauiense.