O Instituto de Terras do Piauí (Interpi) conseguiu arrecadar e abrir a matrícula do imóvel Serra Grande – Comunidade Kariri no cartório de Registro de Imóveis de Paulistana. Agora, cerca de 30 famílias da Comunidade Indígena Kariri poderão receber o título de propriedade do imóvel, localizado no município de Queimada Nova, com 2.114,6769 hectares.

A comissão responsável pela abertura da matrícula foi formada pelo engenheiro Edvaldo Henrique Ferreira Soares e o técnico Thiago Cruz Pereira.

Segundo o diretor geral de Reforma e Regularização Fundiária do Interpi, Chico Lucas, o processo foi concluído e falta apenas agendar a data para entregar o título de regularização fundiária para as famílias.

De acordo com Francisca Kariri, cacique da comunidade indígena, esse título representa muito para as famílias que moram na comunidade há muito tempo. “Esperamos melhorar de vida e termos oportunidade de buscar créditos e batalhar por outros benefícios”, diz, enfatizando que sem o documento como proprietários, os moradores ficam impossibilitados de conseguir muitos benefícios. Francisca Kariri informa que as famílias vivem da agricultura de subsistência e cultivam milho, feijão, mandioca, abóbora, melancia.