O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) está vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e é formado por uma rede de alerta e resposta constituída por centros que têm a finalidade de detectar e apoiar a intervenção sobre emergências de saúde pública, visando evitar a propagação imediata de doenças. Em funcionamento há mais de um mês, o Cievs atende, diariamente, em média, cerca de 130 notificações e está atuando sobretudo com informações sobre o novo Coronavírus.
Segundo a coordenadora de epidemiologia da Secretaria Estadual de Saúde, Amélia Costa, o Cievs funciona 24h, sendo 12 horas em regime presencial e 12 horas em regime de plantão. “As pessoas estão ligando, principalmente, para obter informações referentes ao Coronavírus. O Cevis tem vínculo com centro epidemiológico internacional e do Brasil”, explicou.
Amélia Costa acrescenta que técnicos do Cievs orientam pessoas que chegam ao Piauí vindas de outros países e estados, fazem avaliação e orientam os procedimentos sobre o que deve fazer em caso de manifestação de sintomas. “Também recebemos denúncias de todos os tipos, prestamos orientações de monitoramento e informações epidemiológicas, como o boletim da situação da Covid-19 no estado”, diz.
As notificações ocorrem de forma imediata e podem ser realizadas por profissionais de saúde da rede pública e privadas, clinicas, hospitais e comunidade em geral, através do telefone (86) 3216-3606, durante plantão 24h, e também pelo telefone 9 9466 4030.