A Escola Superior da Defensoria Pública (Esdepi) iniciará uma série de “lives”, por meio do Instagram da instituição @defensoriapiaui, voltadas para esclarecer as dúvidas da população quanto aos serviços que são prestados pela instituição nesse período de pandemia do novo coronavírus. As “lives” são transmissões em tempo real que podem ficar disponibilizadas na rede social na qual foram feitas. A primeira será nesta nesta quinta-feira (9), às 16h, com o diretor criminal Dárcio Rufino de Holanda e a coordenadora do Sistema Prisional, Viviane Pinheiro Pires Setúbal.
O objetivo é fazer uso do Instagram para interagir com os assistidos pela Defensoria, que diariamente recorrem às redes sociais da instituição em busca de orientações e atendimentos. Desde o início da pandemia, a Defensoria Pública vem atendendo as demandas da população por meio de contatos telefônicos, WhatsApp e e-mail, todos disponibilizados nas redes sociais e site da instituição, além de divulgar junto à mídia piauiense.
A preocupação da Defensoria é, ao tempo em que colabora com o isolamento social buscando reduzir os riscos de contágio, garantir que a população não fique desassistida. Por meio de ligações, mensagens e e-mails, a instituição tem esclarecido dúvidas e dado os encaminhamentos possíveis para as demandas. A Defensoria também tem feito uso de videoconferências para a participação em audiências que não podem ser adiadas.
Com o início das “lives”, que serão feitas por defensores públicos, a instituição dá mais um passo para garantir que seus assistidos sejam devidamente atendidos e orientados. Também por meio das transmissões, os defensores reforçarão a necessidade de isolamento social, para que todos possam se manter o mais seguro possível.
A diretora da Escola Superior da Defensoria, defensora pública Andrea Melo de Carvalho, explica a iniciativa. “Sentimos a necessidade de substituir nossos cursos presenciais por instrumentos que, nesse período de isolamento social, possam não só contribuir para nossos defensores, estagiários, servidores e colaboradores, mas que cheguem a nossos assistidos de forma clara, por meio de um bate-papo agradável onde informações serão prestadas de forma acadêmica e simples. Assim, cumprimos nossa obrigação institucional e facilitamos o acesso dos assistidos aos defensores e a seus processos”, comenta Andrea Melo.