A Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) estabeleceu regime de teletrabalho enquanto durar o estado de calamidade pública, decretado em virtude da pandemia da Covid-19. O órgão disponibiliza certidões, arquivamentos de interesse da empresa, registro de balanço, verificação de autenticidade de documentos, dentre outros serviços de forma on-line, para que o ritmo de produtividade não reduza em decorrência do isolamento social. Entre os canais digitais utilizados pela Jucepi está a plataforma Cisco Webex, disponibilizada pela Piauí Conectado, em parceria com a Agência de Tecnologia do Estado (ATI/PI).
A tecnologia de videoconferência é utilizada, entre outras formas, para a realização de sessões plenárias virtuais do colegiado de vogais da Jucepi. A presidente, Alzenir Porto, enfatiza a relevância da Cisco Webex não só para o órgão, que já contava com serviços digitais antes mesmo da pandemia, mas para o funcionamento dos serviços públicos como um todo.
“É de suma importância para que se possa manter a eficiência de qualquer autarquia ou órgão do Governo. Temos que nos preparar para um momento como esse e a JUCEPI teve a sorte de estar 100% digital e conectada há algum tempo, o que facilitou consideravelmente nosso trabalho neste período de pandemia. Acredito que essa plataforma veio contribuir não só para a JUCEPI, como para todos os órgãos estaduais”, ressalta a presidente.
Segundo Alzenir, de forma geral, não houve redução na arrecadação e produtividade do órgão depois que adotaram o trabalho home office. Com isso, a presidente frisa a importância de incrementar a tecnologia para desburocratizar a prestação de serviços públicos. “É importante que cada gestor verifique de que maneira ele pode disponibilizar os serviços de forma digital, uma vez que estamos vivendo em uma nova época, onde as pessoas já sabem que não precisam sair de casa para resolver problemas de burocracia do dia a dia. Quanto mais gestores utilizarem a plataforma, com certeza teremos um trabalho bem mais leve e desburocratizado para a população”, defende.
O diretor-presidente da Piauí Conectado, Emerson Silva, que disponibilizou a licença da Cisco Webex para todas as secretarias do Estado e da Prefeitura de Teresina, apoia a inserção das inovações no trabalho público e acredita que este é o caminho para o desenvolvimento. “Nós, que lidamos diretamente com tecnologia e temos o projeto Piauí Conectado justamente para modernizar a prestação de serviço do Estado do Piauí, vimos a necessidade de auxiliar os gestores com a tecnologia digital. Graças à Cisco Webex o trabalho continua, não somente na JUCEPI, mas em todos os órgãos do Governo, onde os trabalhadores estão na segurança de suas casas, mas prestando serviço à sociedade por meio da plataforma”, explica.
O Projeto Piauí Conectado
A Piauí Conectado é uma empresa que possui contrato na modalidade de Parceria Público-Privada (PPP) com o Estado do Piauí, através da Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc), na área da tecnologia com o projeto Piauí Conectado. O objetivo é colaborar para o desenvolvimento do Estado ao modernizar o sistema de comunicação digital da região, por meio da implantação de uma rede de fibra óptica com 5 000 Km de extensão que vai instalar 1500 pontos de internet nos 98 municípios mais populosos do Piauí, atendendo mais de 85% da população.
A Piauí Conectado faz parte do grupo Globaltask Gestão e Tecnologia, uma empresa de Cuiabá/MT voltada para o desenvolvimento, implantação e suporte profissional digital.