O governador Wellington Dias se reuniu, nesta segunda-feira (20), por videoconferência, com o Comitê de Operações Emergenciais (COE), a fim de discutir como serão feitas as testagens por amostragem, no Piauí, bem como o perfil de contaminação da Covid-19 no território piauiense.
O Estado recebeu 7.200 testes do Ministério da Saúde e adquiriu 42.800 para identificar a Covid. A previsão é de que, nesta terça-feira (21), cheguem ao estado mais 16 mil testes. “É importante fazer a testagem para sabermos onde temos pessoas infectadas com a Covid e planejarmos as estratégias. Quanto mais testes fizermos, mais saberemos onde o vírus está no estado e poderemos saber onde precisamos de leitos”, afirmou o chefe do executivo.
O Governo do Estado está viabilizando o envio de testes para os 224 municípios do Piauí. O diretor do Hospital Natan Portela, José Noronha, ressaltou que os testes possuem metodologias diferentes de aplicação, o que define seu destino. “Alguns exames por pulsão sanguínea, precisam de uma estrutura mínima para serem realizados, outros, como os testes rápidos, não precisam, por isso definimos estrategicamente para onde estamos enviando”, disse.
A prioridade para realização dos testes continua sendo os profissionais da Saúde e da Segurança, bem como as pessoas que apresentam sintomas. Em seguida, as pessoas que vieram de outros estados ou que tiveram contato com pessoas infectadas. À medida que chegarem mais remessas de testes, serão testados os funcionários das empresas que estão autorizadas a funcionar, como as do setor de energia, farmácias, supermercados, bancos, postos de gasolina, distribuidoras.
“Estamos fazendo todo o esforço necessário para aquisição de testes e envio para os municípios do estado. Agora, iremos fazer uma pesquisa ampla do perfil de Teresina e do interior para que esse testes sejam utilizados com eficácia. À medida em que chegam mais testes, vamos fazendo esse acompanhamento”, explicou o governador.