A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) realiza atendimento aos agricultores seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) devido à pandemia da Covid-19. Como medida de prevenção e para garantir a segurança de todos, além do sistema de revezamento dos diversos setores, os principais serviços prestados pelas unidades da secretaria estão sendo realizados de forma on-line. A administração do órgão está orientando aos agricultores e ao público em geral que evitem se deslocar à sede do órgão em Teresina.
O servidor que precisa se dirigir à secretaria no sistema de revezamento segue as normas de prevenção. No caso de haver alguma emergência de trabalho externo, os técnicos, como de Agências de Assistência Técnicas (ATS), também estão orientados a utilizar máscara, óculos de proteção, álcool em gel 70% e tomar a devida distância das pessoas que mantém contato (1,5 a 2 metros).
Na ação emergencial, durante a entrega das 1.500 cestas doadas pela Empresa Equatorial às comunidades quilombolas e indígenas, de iniciativa da vice-governadora Regina Souza, executada pela SAF em parceria com a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Cidadania (Sasc), toda a equipe envolvida foi devidamente orientada sobre os cuidados de prevenção no combate ao coronavírus.
A fim de dar continuidade aos programas realizados pela SAF, como o Programa Nacional de Geração de Emprego e Renda (Progere II); o Projeto Viva o Semiárido (PVSA); o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional Crédito Fundiário (PNCF), as videoconferências estão sendo realizadas semanalmente com a presença de assessores, representantes do gabinete, gerentes, diretores, superintendentes, do secretário de Estado da Agricultura Familiar, Hérbert Buenos Aires, e em determinadas pautas, convidados de órgãos ou entidades parceiras. O gestor da pasta também já participou de reuniões virtuais com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e com o governador Wellington Dias.
O secretário destacou que desde o início da pandemia, a secretaria manteve o atendimento na sede. “Tivemos a preocupação de manter os serviços da secretaria funcionando o mais próximo da normalidade; com exceção de serviços que exigem deslocamento, todos os demais estão funcionando. Estamos realizando encontros diários on-line com parceiros e beneficiários, e estamos priorizando o atendimento virtual tanto no gabinete como em nossos projetos ”, explicou Hérbert Buenos Aires.
Atendimento de programas
O Programa de Geração de Emprego e Renda realiza reuniões on-line com as Agências de Assistência Técnicas e com as comunidades por videoconferência de relatórios situacionais, atualiza informações no sistema (contatos e documentos no sistema), faz análise dos projetos/ prestações de contas por meio do Sistema de Gestão, Monitoramento e Avaliação (Sigma), além de levantar periodicamente informações das comunidades e municípios atendidos (produção, situação da saúde das famílias, situação da produção e das perdas).
O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) também está com o atendimento on-line, onde estão sendo realizados a emissão de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), prestação de contas, liberação de recursos de Assistência Técnica; emissão de certidão de assentados e o monitoramento de propostas. Todos esses serviços e outras informações podem ser solicitados pelo email: josiane.costa@saf.pi.gov.br; sheila.raquel@saf.pi.gov.br; e aline.raquel@saf.pi.gov.br
O Programa de Aquisição de Alimentos está finalizando as propostas de beneficiários, utilizando também os recursos on-line. No total, serão beneficiados 47 municípios e 4.500 famílias. O atendimento aos agricultores da Compra Direta, como o programa ficou conhecido, está sendo realizado pelo e-mail durval.gomes@saf.pi.gov.br ou pelo WhatsApp, contatos: 98854-4452 e 99926-2036.
O Projeto Viva o Semiárido também tem realizado os atendimentos on-line, no caso das prestações de contas, todas estão sendo recebidas por e-mail ou estão sendo postadas direto no Sigma.
A Diretoria de Fomento à Piscicultura informa que as autorizações para entregas de alevinos estão sendo digitalizadas e enviadas por e-mail para os beneficiários. A entrega está sendo realizada com dia e hora marcados, na Estação de Piscicultura de Nazária.
A Superintendência das Cadeias Produtivas destaca que tem participado efetivamente das videoconferências e debates com representantes das Câmaras Setoriais, da Rede Parlamentar da Agricultura Familiar, movimentos sindicais e sociais, para tratar de assuntos que envolvem ações da pasta. Dúvidas e informações podem ser encaminhadas para o e-mail valmirabreu1963@gmail.com
Durante o período, também foram agendadas reuniões com a Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) e Banco Mundial, Fórum dos Gestores Responsáveis pelas Políticas de Agricultura Familiar do Nordeste, Conselhos Estaduais de Desenvolvimento Sustentável de Política Agrícola. A superintendência também foi responsável pela elaboração da proposta emergencial de atuação para agricultura familiar, encaminhada para o Governo do Estado e Banco Mundial.
O atendimento via gabinete da secretaria pode ser feito pelo e-mail atendimento@saf.pi.gov.br. As solicitações de protocolo de documento podem ser encaminhadas também para o email atendimento@saf.pi.gov.br, já as que dizem respeito ao setor financeiro podem ser solicitadas no e-mail financeiro.saf@saf.pi.gov.br
Em caso de duvidas, ligar para (86) 9 8854-4456 ou mandar e-mail para atendimento@saf.pi.gov.br, ou acesse o site http://www.saf.pi.gov.br/ e as redes sociais da SAF: @safpiaui no Instagram, Facebook e Twitter.