As inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), com vigência 2020/2021, encerram na próxima semana. Os professores devem submeter os projetos juntamente com a documentação solicitada até o dia 14 de maio, através do site da Sigprop.
O professor Sammy Matias, docente do curso de Agronomia e orientador de projetos de Pibic, ressalta que os programas de iniciação científica trazem vantagens tanto para os professores quanto para os alunos. “Se o professor faz pesquisa e consegue ter um índice de publicação alta e de qualidade, existe a possibilidade de submeter um projeto ao CNPQ e se aprovado, conseguir uma bolsa (para o professor) e verba para ajudar no projeto”, contou o docente.
Além disso, ele destaca que a iniciação científica tem impacto positivo na vida acadêmica dos estudantes. “A conexão com a pesquisa permite que os alunos possam cursar uma pós-graduação em nível de mestrado e doutorado. Sendo que os conhecimentos adquiridos pelos discentes possibilitam a transformação da realidade local, melhorando a vida da comunidade local e mundial”, acrescenta.
O estudante do 7º período de agronomia, Bruno Araujo, é orientando do professor Sammy e desenvolve desde o ano passado uma pesquisa sobre solos e nutrição de plantas. “O Pibic é como um grande apoio que nos proporciona aumentar nossos horizontes acadêmicos, ele se torna uma ferramenta de grande valor para nós, pois nos faz ter uma visão maior de onde podemos chegar, além de aumentar nosso currículo. E também ajuda muito aqueles que querem se direcionar ao mestrado, como é meu caso”, afirmou o discente.
Cronograma
Entre os dias 15 e 22 de maio ocorrerá a análise da documentação enviada pelos pesquisadores, em seguida será analisada a planilha de produção científica e os projetos de pesquisa submetidos. De acordo com o edital, a avaliação acontecerá no período de 30 de maio a 17 de julho. No período entre 13 e 17 de julho, os orientadores poderão indicar os discentes interessados na iniciação científica.
A previsão é que sejam concedidas cerca de 205 bolsas com remuneração de R$ 400 para os discentes. Cada pesquisador poderá submeter até quatro projetos de pesquisa Pibic/Pibiti, contendo um discente por projeto. Será concedido no máximo duas bolsas para cada pesquisador.
Inscrição da proposta
Para validar a inscrição da proposta é necessário:
a) Preenchimento dos dados cadastrais do(a) orientador(a);
b) Cadastro da área de conhecimento da Capes na qual o pesquisador deseja que o seu Projeto de pesquisa seja avaliado;
c) Cadastro do Currículo Lattes;
d) Preenchimento da planilha de produção acadêmica;
e) Cadastro do Projeto de pesquisa;
f) Cadastro do(a) discente;
g) Geração do comprovante de submissão da proposta.
Importante ressaltar que serão indeferidas as propostas incompletas, submetidas de forma indevida e fora do prazo de inscrição, não tendo direito a solicitação de recurso.
Confira o cronograma dos programas: