O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Administração e Previdência (SeadPrev), vai realizar sanitização em todos os prédios que compõem o Centro Administrativo do Estado e o entorno. A higienização será feita de forma escalonada, a partir desta quinta-feira (14), finalizando na segunda-feira (18). A medida é mais uma ação de enfrentamento ao novo coronavírus. Ao todo, serão higienizados mais de 50 mil metros quadrados da estrutura.
De acordo com o secretário de Estado da Administração e Previdência, Merlong Solano, a sanitização já estava prevista para ser realizada, apenas foi antecipada para quinta-feira. “Como já é de conhecimento público, tivemos uma pessoa do nosso quadro de servidores que foi positivada para a Covid-19, então, prezando pela saúde de todos, tomamos a decisão de liberar os servidores do trabalho presencial dentro da SeadPrev e colocá-los em home office, já nesta quarta-feira, para a preparação do ambiente que vai receber a limpeza sanitária na quinta-feira”, explicou o gestor.
Merlong esclareceu que os servidores que tiveram contato com a pessoa contaminada fizeram a testagem rápida, com resultado negativo, e estão em isolamento, devendo voltar ao trabalho presencial somente na última semana do mês de maio.
Solano informou que a SeadPrev preparou um cronograma para a realização da desinfecção e que o Centro Administrativo não precisará ser totalmente fechado. “A higienização será feita em cinco dias, aproveitando a antecipação do feriado do Dia do Piauí, na sexta. Então, esse escalonamento não prejudica a execução do trabalho presencial nas outras secretarias. Somente os órgãos que funcionam no mesmo prédio que a SeadPrev e mais a PiauíPrev serão higienizados na quinta”, esclareceu o secretário.
O gestor destacou que a sanitização será feita em três etapas. A primeira agora, a segunda e terceira nos meses de julho e setembro, respectivamente. “A sanitização é de longa durabilidade e vai imunizar superfícies como mobiliários, aparelhos de ares-condicionados, bancos, paredes, teto, chão, escadas, corrimãos, etc. Como parte do trabalho continua presencial e mais cedo ou mais tarde teremos o retorno do atendimento ao público externo, já estamos providenciando essa preparação”, pontou Merlong.
Além da SeadPrev, a sanitização será realizada nas secretarias de Estado da Educação, Fazenda, Saúde, Infraestrutura, Justiça, Transportes, Piauí Previdência, Fundação de Esportes do Piauí (Fundespi), Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc), Agência de Regulação (Agrespi), Agência de Tecnologia da Informação (ATI), Controladoria Geral do Estado (CGE), Escola Fazendária, Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Superintendência de Direitos Humanos e no Arquivo da SeadPrev, localizado no bairro Dirceu, zona sudeste de Teresina, além de todo o entorno do Centro Administrativo.
Veja o cronograma da sanitização: