Será realizada no próximo sábado (26), a partir das 15h, na Biblioteca Estação Nova Cultura, no bairro Itararé, zona Sudeste de Teresina, a nova etapa do Curso Defensoras Populares, que tem por objetivo a formação de lideranças comunitárias femininas como agentes multiplicadoras, na busca pela garantia dos direitos das mulheres. A aula, que conclui o IV Módulo, será ministrada pela defensora pública Rosa Mendes Viana Formiga, titular da 9ª Defensoria Pública de Família e coordenadora da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdepi).
O tema deste sábado versará sobre “Direito das Famílias – Elementos básicos sobre institutos do direito das famílias, como casamento, guarda, alimentos, divórcio, reconhecimento e dissolução de união estável”. A ministrante também discorrerá sobre as Oficinas de Pais e Filhos, desenvolvidas pela Defensoria Pública por meio do Núcleo de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (NUSCC).
O Projeto Defensoras Populares foi implantado no Piauí por iniciativa da subdefensora pública geral, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior e vem sendo realizado com significativa participação das lideranças femininas do Itararé e região.
As aulas são sempre ministradas por mulheres, o que tem representado um diferencial na experiência. O curso deverá ser concluído no final de novembro, quando as participantes receberão certificação da Defensoria Pública, estando devidamente habilitadas para atuarem junto as suas comunidades.
Carla Yáscar Belchior destaca que o interesse das participantes tem contribuído para o bom desenvolvimento do curso. “Tem sido de fundamental importância o interesse demonstrado pelas lideranças femininas do Itararé e Região pelos temas levantados até o momento dentro do Curso Defensoras Populares. Para nós, que integramos a Defensoria Pública, esse engajamento serve de estímulo para que a cada módulo estejamos mais empenhadas em promover o empoderamento dessas mulheres. Importante dizer que o curso na verdade é uma troca de experiências e que cada história de vida ali relatada nos traz mais conhecimento sobre a população, oportunizando que possamos aprimorar também o nosso trabalho como defensoras públicas. Destacamos que após concluído no Itararé, o Projeto Defensoras Populares será desenvolvido em outras zonas de Teresina”, ressalta.