Gestores de vários municípios do Piauí realizaram, nessa terça-feira (19), encontro virtual para discutir as políticas públicas de juventude no contexto da pandemia da Covid-19. O evento foi realizado pela Coordenadoria da Juventude do Estado do Piauí (Cojuv) e pela Comissão do Conselho Estadual de Juventude (Cedjuv) por meio do aplicativo zoom.

Participaram cerca de 15 gestores municipais de juventude. Na semana passada, a Cojuv e o Cedjuv debateram a mesma pauta, mas com representantes de organizações civis de juventude. O principal tema de ambas as reuniões foi a realização das conferências de juventude, previstas para este ano, mas que foram suspensas devido à pandemia da Covid-19.

Uma resolução foi publicada em abril pela Comissão Organizadora Nacional das conferências, reagendando as etapas municipais, estaduais e a nacional para novas datas: as municipais devem ser realizadas até o dia 15 de agosto; as estaduais, até o dia 8 de novembro; e a nacional, até o dia 19 de dezembro.

Existe também a proposta da realização destas etapas de forma virtual. O coordenador estadual de Juventude, Vicente Gomes, avalia que, diante do cenário, é uma alternativa, mas acredita que o evento precisa ter momentos presenciais. “Mesmo que se precise adiar por mais tempo a realização das conferências em decorrência da necessidade do isolamento social, é preferível esperar um pouco mais porque é um debate muito importante e nem tudo é passível de ser discutido de forma virtual”, disse Vicente.

O gestor refere-se à renovação do Plano Estadual de Juventude. No caso do Piauí, o documento completou uma década em 2019, período de validade. “Precisamos revisar o plano, avaliar o que conquistamos nesses dez anos e debater novas demandas da juventude atual que, certamente, não são as mesmas de 2009. Então, esse tipo de debate é complexo, cheio de detalhes. Não é possível realizá-lo exclusivamente de modo virtual”, opinou Gomes.