A Fundação Itaú vai construir quatro abrigos em Teresina para isolamento social de pessoas carentes. O comunicado da aprovação do projeto encaminhado pela vice-governadora do Piauí, Regina Sousa, foi feito durante videoconferência com a assessora de educação da entidade, Ana Inoue. A Fazenda da Paz é quem vai gerenciar os abrigos que serão construídos em escolas estaduais nas zonas norte, sul, leste e sudeste da capital.

A vice-governadora explicou que muitos são testados positivo para a Covid 19 e apresentam sintomas leves ou são assintomáticos e precisam se isolar por 14 dias, mas moram em uma casa com um ou dois cômodos. ” E como se isolar? Como não contaminar os outros moradores da casa? Por isso fui buscar o apoio da Fundação Itaú para ver a possibilidade de construção de abrigos para essas pessoas”, disse Regina Sousa. Ela informou que os abrigos serão construídos em cada zona de Teresina, seguindo o modelo que a Fundação Itaú vem fazendo em outros estados. No total serão 200 vagas.

“Sugeri que fosse um em cada zona para as pessoas ficarem mais perto do convívio familiar”, diz Regina. Ela citou que as pessoas vão ficar no isolamento, mas com acompanhamento de profissionais de saúde. E se a doença evoluir, a vice-governadora informa que a assessora da Fundação Itaú vai discutir com a prefeitura quais os procedimentos a serem adotados. “É preciso se preocupar com os mais pobres. E é mais um serviço para combater a propagação do coronavírus”, relatou Sousa.

A previsão é iniciar a construção na próxima semana. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vai escolher as escolas e apresentar à Fundação Itaú e à Fazenda da Paz. “A Fundação Itaú foi rápida na aprovação do projeto e agora nós temos que mostrar agilidade na construção dos abrigos”, acrescentou a vice-governadora.

Participaram da videoconferência, os secretários José Santana, da Secretaria da Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos;  Ellen Gera, da Educação; e Célio Barbosa, coordenador da Fazenda da Paz.

A vice-governadora lamentou não ter conseguido levar o projeto para outros municípios e sugeriu aos prefeitos que montem abrigos para pessoas que não tem como se isolar.