O município de Esperantina começou a realizar as ações do Programa Busca Ativa para identificar as pessoas que estão com Covid-19. A primeira iniciativa aconteceu na última segunda-feira (18), no mercado público, onde 130 testes rápidos foram aplicados. Destes, sete testaram positivo, sendo cinco assintomáticos e dois sintomáticos.

Segundo a prefeita Vilma Amorim, o mercado foi escolhido em ocasião da concentração de uma quantidade significativa de pessoas que ainda circulam pelo local. Lá, foram testados os permissionários, os comerciantes ao redor do mercado e a população em geral. “Fizemos a ação de maneira que as pessoas pudessem se sentir a vontade para fazer o teste e tivemos um bom resultado. A atuação dos profissionais de saúde, tanto da prefeitura quanto do hospital estadual, passou segurança para a população, que começa a entender a importância do Busca Ativa”, disse.

A prefeita acrescenta que mais ações serão realizadas em outros pontos da cidade. “Já incluímos no cronograma a comunidade rural Lagoa Seca, região que é muito populosa aqui, e também a Avenida Petrônio Portela, onde ficam as agências bancárias e supermercados. Após os testes, vamos monitorar as pessoas que estão com a Covid-19, evitando que a família e outras pessoas sejam contaminadas. É um desafio, mas acreditamos que com esse trabalho poderemos identificar o número real de infectados e evitar o contágio descontrolado”, pontuou.

Atualmente, Esperantina registra 65 casos confirmados, 22 pessoas curadas e nenhum óbito. “Embora não haja mortes no município ainda, os casos continuam aumentando e é preciso que a população esteja em alerta, evitando sair de casa e procurando uma Unidade Básica de Saúde se estiverem com sintomas para que o tratamento possa ser realizado a tempo. Com estado, municípios e sociedade civil andando juntos e fazendo a sua parte, vamos conseguir vencer”, finalizou a prefeita de Esperantina.