Em tempos de recomendação de distanciamento social como forma de conter a pandemia da Covid-19, o uso da internet para os mais diversos setores têm se mostrado algo cada vez mais necessário. No Piauí, no que diz respeito ao serviço público, tem sido a parceria público-privada (PPP) da Piauí Conectado que garante equipamentos, programas, rede de fibra ótica e internet de qualidade para possibilitar o andamento dos trabalhos nas mais diversas frentes, especialmente na área da saúde, segurança e educação, colocando o Piauí em destaque quando o assunto é tecnologia da informação e comunicação.
O avanço da Covid-19 e a necessidade da internet para a continuidade dos mais diversos trabalhos e serviços fez com que a atuação da PPP da Piauí Conectado ganhasse ainda mais destaque. Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Câmara de Vereadores de Teresina, além de boa parte dos trabalhos executados pelos órgãos da administração Estadual, só estão acontecendo nas últimas semanas graças as salas de conferência virtual disponibilizadas pela PPP da Piauí Conectado. Em dois meses, por exemplo, já foram mais de 1.500 reuniões virtuais realizadas pela plataforma de videoconferência do grupo Cisco Webex.
Além disso, aulas para estudantes da rede estadual também são transmitidas on-line graças ao sistema da PPP Piauí Conectado. Esse mesmo sistema garantiu ainda a continuidade, mesmo com a pandemia, dos cursos de formação dos futuros agentes e delegados da Polícia Civil e também dos futuros agentes penitenciários, entre outros exemplos de como esse sistema vem permitindo o andamento de vários trabalhos.
Viviane Moura, superintendente de Parcerias e Concessões (Suparc), ressalta a importância que a tecnologia digital demonstrou ter neste período de distanciamento social. “É através da internet que a gente se conecta e, hoje, continuamos mantendo relações vivas. Para a Administração Pública, tem sido o caminho, inclusive para que as atividades não fiquem suspensas ou paralisadas, garantido, com isso, que cada servidor trabalhe de casa”, afirma a superintendente.
Internet usada para aproximar as pessoas
O Governo do Piauí recebeu ainda 75 equipamentos, sendo 55 notebooks e 20 tablets, da PPP Piauí Conectado para serem utilizados nas ações de enfrentamento aos efeitos da pandemia. Entre os órgãos estaduais que receberam os equipamentos, com banda de internet garantida, estão o Hospital Getúlio Vargas (HGV), o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí e a Secretaria Estadual da Assistência Social (SASC).
No Hospital Getúlio Vargas, por exemplo, 14 tablets estão ajudando no contato entre familiares e pacientes internados com suspeita de Covid-19, uma ideia da Suparc para amenizar o isolamento necessário nesse tratamento tão doloroso. A psicóloga do HGV, Cleidiane Pinheiro, explica que, além da interação virtual, os familiares também acompanham a evolução clínica de seus entes queridos, por meio do boletim médico diário, sem a necessidade de irem ao hospital, o que evita o risco de contágio.
“Os benefícios são visualizados já no momento do contato virtual, com o sorriso e a emoção de quem está do outro lado da tela. Um resultado comemorado por todos, pois sabemos o quanto as precauções são necessárias, porém o elo afetivo deve ser fortalecido”, afirma Cleidiane Pinheiro. Essa mesma tecnologia está pronta pra funcionar também no Hospital de Campanha do Ginásio Verdão, onde o sistema de internet foi todo implantado pela Piauí Conectado.
As visitas virtuais também têm garantido o contato entre familiares de pessoas privadas de liberdade no Piauí. Com o uso do tablets, todas as unidades do sistema socioeducativo do Estado, além dos presídios, estão adotando o uso dessa tecnologia para manter o diálogo entre os familiares de pessoas que estão em cumprimento de pena ou medida socioeducativa.
Modelagem inovadora do projeto
A PPP da Piauí Conectado foi pensada pela Suparc para modernizar os serviços públicos e a comunicação entre os órgãos do governo e a população, a fim de elevar o nível de desenvolvimento tecnológico do Piauí. O estado possui uma das menores taxas de acesso à internet do país: apenas 61,4% dos lares possui internet fixa, segundo a mais recente Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) do IBGE.
Com pouco mais de dois anos de atuação, a empresa já chegou a 32 municípios piauienses que agora contam com pontos de internet de fibra óptica nos órgãos da administração estadual e espaços públicos. Os atrativos do projeto de PPP podem ser comprovados com a vinda, para o Piauí, de grandes grupos do ramo das telecomunicações dos Estados Unidos e da China.
“A modelagem dessa PPP foi inovadora porque garante que o governo do Estado, ao passo que melhora estrutura de acesso a internet com recursos da iniciativa privada, com a implantação dessa rede de fibra ótica, ofereça e preste serviços de forma on line e assim se aproxime ainda mais da população” afirma a superintendente Viviane Moura.
Com os bons resultados do projeto, já existe um estudo para ampliação da PPP da Piauí Conectado para todas as cidades do Estado. Assim, o Piauí se tornaria o primeiro estado do Brasil a ser 100% conectado com rede de fibra capaz de atender a várias demandas de TI.