O secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), Zé Santana, participa, nesta quarta-feira (3), às 15h, de um debate via videoconferência com o tema “Assistência Social e Pandemia – Inclusão em Pauta”. Também estarão presentes o deputado federal Assis Carvalho, o senador Marcelo Castro, a vice-governadora do Piauí, Regina Sousa e a secretária executiva do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas) no Piauí, Socorro Cardoso.
“Vamos discutir a Assistência Social durante esta pandemia, observando o que está acontecendo em Brasília com o deputado Assis Carvalho e nosso senador, Marcelo Castro, além da importante contribuição de nossa vice-governadora, Regina Sousa, com sua extensa experiência com trabalhos sociais”, exalta o secretário da Sasc, Zé Santana.
A diretora do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) da Sasc, Rosângela Sousa, que atuará como mediadora do encontro, explica que o secretário Zé Santana tomou a decisão de ouvir os parceiros no Senado e Assembleia para buscar alianças e fortalecer o Sistema Único da Assistência Social, já que ele é direcionado para os mais pobres e para os mais os vulneráveis. “Num momento como esse, em que aumentou muito o número de pessoas em situação difícil, sobretudo no corte de segurança de renda, nada mais justo do que a SASC estar preocupada também com o momento pós-pandemia”, diz ela.
A diretora do SUAS explica ainda que esse diálogo é de extrema importância para atuação da assistência social em todos os municípios do Piauí, pois, apesar de ser considerada um serviço estratégico, tem sofrido muitos cortes de orçamento e atrasos de repasses e até, segundo o Coegemas, quebra no pacto federativo, com portarias e decisões tomadas sem o concurso das instancias de pactuação e deliberação. “Vamos discutir como é que a gente se junta e não só ultrapassa esse momento da pandemia com mais vigor, mas também como a gente finaliza esse momento e se abre para o novo, fazendo o que for preciso fazer para ao fim deste momento gente estar mais firme e mais forte”, finaliza Rosângela Sousa.