Os estudantes da rede pública de ensino que assistem à programação de aulas remotas promovidas pela Secretaria de Estado da Educação, por meio do Canal Educação, acompanharam, nesta segunda-feira (15), a segunda edição do Dia de Papear. A iniciativa faz parte do Projeto Estudar Pode Ser Leve, que tem como objetivo contribuir com a saúde física e mental de estudantes e seus familiares, professores, gestores e demais profissionais da Rede durante o período de isolamento social.
A palestra foi mediada pela psicóloga Carolina Martins e trouxe como tema “Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes”. Também participaram a promotora da 45ª Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude de Teresina, Joselisse Nunes De Carvalho Costa, e a mestra em Psicologia, Hivana Raelcia Rosa da Fonseca.
A promotora Joselisse Costa elencou aos estudantes situações que indicam ação de violência sexual ou abuso psicológico e como eles devem agir em caso de denúncia. “Além do atendimento psicológico, são necessárias ações para garantir os direitos desses sujeitos para ter acesso aos canais e dispositivos para acionar em momento de denúncia, pois todos nos podemos enfrentar o abuso sexual”, pontuou.
Inseridas na programação das aulas remotas, a palestra se beneficiou da troca comum de mensagens entre os alunos e professores. A psicóloga Hivana da Fonseca, destacou que as ações devem contar com a participação de todos aqueles que fazem a comunidade escolar. “Precisamos tornar a nossa sociedade mais protetiva para nós e a próxima geração e, assim, criar um ambiente em que as pessoas possam crescer com liberdade e que elas possam experimentar desenvolver sua sexualidade sem opressão e sem violência”, disse.
As atividades do Projeto Estudar Pode Ser Leve serão divididas nos quadros: Dia de Papear!; Chega aí!; Se liga na ideia!; Conectando ideias!; e Desatando Nós na Educação, transmitidas pelo Canal Educação com atividades que podem dar suporte socioemocional para toda a rede.